Agronegócio

Governo vai fortalecer apoio às pequenas cooperativas

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu nesta quarta-feira (23) a direção da Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária). O objetivo foi confirmar a parceria do Governo do Paraná com as pequenas cooperativas familiares. O presidente da entidade, Ivori Fernandes, afirmou que está confiante no fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar por essa nova gestão.

O secretário Ortigara reforçou a intenção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior em criar condições para elevar a geração de renda na agricultura familiar. Para isso pretende alavancar as cooperativas por meio de políticas públicas que garantam infraestrutura e acesso aos mercados.

Ortigara afirmou, ainda, que pretende ampliar a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos por meio das pequenas cooperativas de agricultores familiares. “Essa demanda cresce no mercado e os agricultores precisam do nosso apoio para organização e acesso a esse mercado”, afirmou.

126 MIL

O Paraná conta com 246 pequenas cooperativas da agricultura familiar, envolvendo mais de 162 mil pequenos produtores rurais, que precisam de apoio desde o campo até a agroindústria. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento planeja detalhar um programa de suporte em logística, pequenas agroindústrias e mesmo nas lavouras, para intensificar uma produção de alimentos saudáveis.

Segundo Fernandes, da Unicafes, está comprovado que com o apoio de uma cooperativa estruturada, a renda do agricultor cresce 50%, na comparação se ele estivesse sozinho. “A cooperativa potencializa o acesso aos mercados e na estrutura de produção”, destacou.