Cotidiano

Governo lança edital para obra do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária

A obra será feita em duas fases, sendo a primeira a elaboração de projetos básicos e executivos de abertura e engenharia, e a segunda é da execução da propriedade

Projeto Escola Segura  no Colegio Estadual Professora Marilze Da Luz Brand em Araucária. 16/09/2019 -  Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Projeto Escola Segura no Colegio Estadual Professora Marilze Da Luz Brand em Araucária. 16/09/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, lançou o edital da licitação da construção do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), em Curitiba. A obra será feita em duas fases, sendo que a primeira é a de elaboração de projetos básicos e executivos de abertura e engenharia, e a segunda é da execução da propriedade.

O orçamento inicial previsto é de R$ 17,2 milhões, oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As propostas deverão ser entregues até as 9h30 do dia 10 de janeiro de 2022. A obra terá uma área aproximada de 4.287,60 metros quadrados e será na Rua Tamoios, s/n, no bairro do Portão.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, disse que as obras foram planejadas estrategicamente para o desenvolvimento e melhoria na segurança pública do Paraná. “A nossa pasta está com obras em andamento, algumas já em fase final, que foram planejadas para a melhoria da segurança pública do Paraná. E a construção do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária é mais um desses projetos, o que trará mais agilidade operacional e administrativa aos trabalhos nas escolas do Estado”, afirmou.

A estrutura dará suporte ao atendimento das demandas de segurança pública que envolvem a comunidade escolar, tendo como principal finalidade o desenvolvimento de uma ampla rede de proteção à criança e ao adolescente por meio da educação preventiva.

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) foi criado por meio do decreto estadual nº 2.349 em 19 de março de 2008. A estrutura operacional é composta por cinco companhias de Polícia Militar Escolar, presentes nas cidades de Curitiba (1ª CIA), Foz do Iguaçu (2ª CIA), Maringá (3ª CIA), Londrina (4ª CIA) e Ponta Grossa (5ª CIA).

EDITAL – O objetivo do edital é escolher a proposta mais econômica para execução da obra. Elas deverão ser entregues na Avenida Iguaçu, 420, 6º andar, Bairro Rebouças, em Curitiba, até as 9h30 do dia 10 de janeiro, acompanhadas de Declaração de Garantia de Proposta. Serão abertas imediatamente, na presença dos interessados que desejem assistir à cerimônia de abertura, que será transmitida também pelo canal da Paraná Edificações no Youtube.

O concorrente poderá apresentar proposta individualmente ou como participante de um joint-venture (um acordo comercial) e/ou consórcio. Os interessados poderão obter mais informações pelo telefone (41) 3221-6118 ou conferir o edital neste SITE ou [email protected].

O processo licitatório é dividido em cinco fases: recebimento e abertura dos envelopes, julgamento da habilitação, julgamento/classificação da proposta de preços, recursos e adjudicação e homologação do procedimento.