Cotidiano

Governo Federal reconhece emergência em 28 cidades do Estado

Defesa Civil do Estado diz que 64 municípios foram atingidos pelas chuvas

Curitiba – A Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, anunciou o reconhecimento da situação de emergência, por procedimento sumário, em 28 municípios do Paraná.

O ministério informou que um técnico está na região para levantar os prejuízos e o número de pessoas afetadas pelas chuvas. De posse dessas informações, o governo federal definirá como vai apoiar os estados do Sul afetados pelas chuvas.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Paraná informou que 64 municípios foram atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Ao todo, ao menos 51.400 pessoas foram afetadas. Pelo menos 4.600 casas estão danificadas e 18 foram destruídas. Desde sábado (18) não há alertas de chuvas fortes, informou a Defesa Civil do Estado.

O ministro Gilberto Occhi anunciou o apoio do governo federal ao Estado na quinta-feira (16), enviando kits de ajuda humanitária. O material começou a chegar na segunda-feira (20) ao Paraná e contém kits de higiene pessoal, limpeza, cestas de alimentos, kits dormitório e colchões.

Os kits serão entregues em três centros de distribuição do Estado até amanhã: Curitiba, Maringá e Francisco Beltrão. O material corresponde a ser distribuído custou R$ 870 mil aos cofres públicos.