Uma segunda frente fria chega ao Brasil neste sábado (17). Este sistema praticamente não traz chuva, mas consegue mudar a direção dos ventos até em parte do Centro-Oeste.

Na retaguarda da frente fria, uma forte massa de ar frio de origem polar vai tomar conta do centro e sul do Brasil. O frio mais intenso acontece na Região Sul, com geadas amplas a partir do domingo (18) no estado gaúcho, Santa Catarina e boa parte do Paraná.

Frio e geada nas capitais do Sul

As temperaturas mais baixas, podendo chegar a valores negativos, estão previstas para áreas no norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste e planalto catarinense e no sul do Paraná, sendo que as madrugadas e manhãs dos dias 19 e 20 de julho serão as mais frias.
Há previsão de temperatura mínima de 2 °C em Curitiba , com geadas na capital paranaense. Além disso, Porto Alegre deve começar a próxima semana com mínima de 4 °C e chance de geada fraca e pontual. A capital Florianópolis , em Santa Catarina, pode ter mínima em torno dos 8 °C.

Apesar do frio intenso que vem por aí, essa massa de ar polar deve ser menos forte do que a observada no final de junho. Mesmo assim, a geada deve ocorrer não apenas na Região Sul, mas também em áreas de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e no Sul de Minas.

Culturas de inverno como trigo, aveia e cevada devem ser atingidas por esse episódio de geada, e o milho segunda safra que ainda não foi colhido no Paraná, também. Até o dia 25 de julho as baixas temperaturas predominam na Região Sul.
Fonte:  Climatempo