Cotidiano

Francisco Beltrão é campeão geral do Prêmio de Microcrédito 2018

O município de Francisco Beltrão foi o campeão geral do Prêmio Fomento Paraná e Sebrae/PR de Microcrédito 2018. O troféu foi entregue aos agentes de crédito Itacir Rovaris e Luciana Dani e ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do município, Inácio Rodrigues Pereira, nesta quarta-feira (31/10), no Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento.

O evento promovido pelas duas entidades foi realizado em Pontal do Paraná e teve a participação de 300 agentes de todas as regiões do Estado. O encontro é anual e visa promover a capacitação e proporcionar a conexão de boas práticas reais do uso do microcrédito para a competitividade dos pequenos negócios no Paraná.

O Prêmio de Microcrédito 2018 também foi entregue nas categorias Qualidade, Desenvolvimento Local e Agente Revelação. Na categoria Qualidade o 1º lugar também ficou com Francisco Beltrão, seguido por Pato Branco e Campo Mourão.

Na categoria Desenvolvimento Local o 1º lugar ficou com Piraquara, seguido por Marialva e Guaíra. Na categoria Agente Revelação a vencedora foi a agente de crédito Katreen Cristine Marçal, de Pinhais, seguida por Evanilson Miranda, de Turvo, e Valmir Belém, de Cornélio Procópio.

A atuação dos agentes contribui diretamente na competitividade dos pequenos negócios e com a movimentação da economia. As micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por 27% do PIB nacional e 52% dos empregos formais.

Atualmente, a Fomento Paraná possui 261 agentes de crédito credenciados que respondem por 202 postos de atendimento em todas as regiões do Estado. A atuação da rede de parceiros contribuiu para a contratação de R$ 281 milhões em operações de microcrédito, desde 2011, beneficiando mais de 27,7 mil empreendimentos de micro e pequeno porte ou mesmo de atividades econômicas informais.

O agente de crédito é responsável pelo atendimento inicial e análise da viabilidade de concessão de financiamento de crédito, além de identificar potencialidades regionais e orientar de maneira adequada os empresários interessados em financiamento.

Confira os vencedores em todas as categorias:
Campeão Geral: Francisco Beltrão
Categoria Qualidade:
1º Francisco Beltrão
2º Pato Branco
3º Campo Mourão
Categoria Desenvolvimento Local:
1º Piraquara
2º Marialva
3º Guaíra
Categoria Agente Revelação:
1º Katreen Cristine De Carvalho Marcal – Pinhais
2º Evanilson Santos Miranda – Turvo
3º Valmir Dias Belem – Cornélio Procópio