Cotidiano

Francisco Beltrão decreta situação de emergência hídrica devido à falta de chuvas

Decreto assinado na quarta-feira (29) permite ao município adotar medidas para minimizar impacto da estiagem e garantir abastecimento de água para a população

Francisco Beltrão decreta situação de emergência hídrica devido à falta de chuvas

A Prefeitura de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, decretou situação de emergência hídrica devido à falta de chuvas na região. O decreto foi assinado na quarta-feira (29).

Segundo a prefeitura, a falta de chuva tem causado problemas, com perdas na agricultura e desabastecimento de água em várias regiões da cidade.

Conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até 25 de dezembro, o município registrou 23 milímetros de chuva no acumulado do mês. Em novembro, foram 67 milímetros ao todo.

A média ficou abaixo dos mais de 200 milímetros registrados em setembro e outubro deste ano.

Com o decreto, a prefeitura poderá adotar medidas para minimizar o impacto da estiagem e garantir abastecimento de água para a população.

A primeira medida adotada, segundo a prefeitura, é a utilização de caminhões-pipa para levar água para as propriedades rurais que estão desabastecidas.

Pelo decreto, o município também fica autorizado a fornecer água em propriedades privadas e realizar serviços com máquinas para melhorar as condições hídricas.

(G1 Paraná)