Saúde

Foz recebe novas doses e retoma vacinação contra a covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais

Novo lote contém 7.083 doses e será destinado também aos caminhoneiros; vacinação será retomada nesta terça-feira (06)

Foz recebe novas doses e retoma vacinação contra a covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais

Foz do Iguaçu recebeu mais 7.083 doses de vacinas contra a Covid-19 e retomará, nesta terça-feira (06), a vacinação em pessoas com 40 anos ou mais. O agendamento já está disponível através do site da Prefeitura: http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

As doses serão aplicadas na terça-feira, das 14h às 18h, e na quarta e quinta-feira o dia todo. No dia da vacinação, é necessário levar os documentos pessoais (RG e CPF), um comprovante de residência e o cartão SUS (quando possuir).

De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas também serão destinadas aos caminhoneiros, que receberão a dose única na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda, na quarta e na quinta-feira.

O novo lote entregue pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado contém 366.530 doses de vacinas. Destas, 12.389 foram destinadas à 9ª Regional de Saúde.

Mutirão

Foz do Iguaçu começou a vacinar a população com 40 anos no último sábado (03), após a chegada de mais de 6 mil doses. Ao todo, 5.289 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, o maior número registrado em um único dia pela Secretaria de Saúde.

“Foi o nosso recorde e um grande desafio, porque na sexta-feira tomamos a decisão de realizar um mutirão no sábado e foi um grande sucesso, porque alcançamos o nosso objetivo. Continuaremos trabalhando neste formato, para garantir a agilidade na campanha de vacinação”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Também no sábado, foram aplicadas 475 segundas doses na sede da Vigilância em Saúde para pessoas acima de 60 anos que tomaram a primeira dose no dia 20 de abril. “É muito importante que as pessoas completem a imunização com a segunda dose. Vacinas salvam vidas e precisamos garantir essa proteção”, reforçou Rosa.

Os grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades, seguem sendo vacinados nas unidades de saúde, sem a necessidade de agendamento.

Segundas doses

As pessoas que possuem a data da segunda dose agendada na carteirinha de vacinação não precisam fazer o agendamento prévio no site da prefeitura. Aquelas que têm apenas a marcação a lápis na carteirinha, como as que se vacinaram no drive-thru do shopping Catuaí, devem fazer o agendamento conforme a data sinalizada, para evitar aglomeração.

Balanço

Foz do Iguaçu já vacinou 56,8% da população adulta (acima de 18 anos) com a primeira dose, o que corresponde a 112.645 pessoas. Completaram a imunização 27.994 pessoas (14,6%). O total de doses aplicadas até sábado (03) é de 141.524.

Em todo o Paraná, 4,5 milhões de pessoas receberam a primeira dose. A meta estabelecida é de aplicar a primeira dose ou dose única em 80% da população-alvo até agosto e 100% até setembro.