Saúde

Foz do Iguaçu alcança 96% da população adulta vacinada

A aplicação das doses no sábado permitiu que Foz do Iguaçu alcançasse 96% da população adulta (acima de 18 anos) vacinada com pelo menos a primeira dose

Foz do Iguaçu alcança 96% da população adulta vacinada

Recebimento de lote extra de vacinas para região de fronteira possibilitou ampliar a campanha para faixa etária de 18 anos

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu disponibilizou, neste sábado (14), 5.568 doses de vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. O que impressionou até mesmo a secretária da pasta, Rosa Maria Jerônymo, foi a rápida adesão e o baixo número de faltantes. “Ficamos muito felizes em ver que os jovens estão comparecendo e incentivando os amigos a também se imunizarem”, comentou.

A aplicação das doses no sábado permitiu que Foz do Iguaçu alcançasse 96% da população adulta (acima de 18 anos) vacinada com pelo menos a primeira dose. A ampliação da faixa etária foi possível a partir do recebimento do segundo lote extra de vacinas para a região de fronteira do Paraná na última semana, desta vez com 20.532 doses. As vacinas extras para a cidade são pleiteadas pelo prefeito Chico Brasileiro e pela secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, desde fevereiro deste ano.

Já na quarta-feira (11), a campanha de imunização foi ampliada para pessoas de 20 anos ou mais. A secretária de Saúde explicou a decisão de incluir também os jovens de 18 anos ou mais a partir de sábado (13). “Com a volta das aulas e de outras atividades, os jovens estão circulando muito. Então, quanto mais atingirmos esse público, desde a primeira dose, mais garantimos a redução da circulação do vírus”, destacou.

“A nossa estratégia, desde que iniciamos a campanha, foi a de não deixar vacinas paradas. Não podemos aguardar que 100% das pessoas de uma faixa etária sejam imunizadas até baixar para outra. Entendemos que quanto mais pessoas vacinadas, mais a população como um todo fica protegida”, disse Rosa.

Em relação à segunda dose, Foz do Iguaçu atualmente tem 32,2% da população imunizada. Segundo a secretária, a expectativa é chegar até o final do mês de agosto aos 40%. “Mas precisamos do apoio de todos. A data da segunda dose está marcada na carteirinha de vacinação, então pedimos que, até para garantir que não haja contratempos, as pessoas compareçam no dia e local de vacinação agendados”.

População

Rosa explicou, ainda, que a Secretaria de Saúde tem trabalhado na campanha de imunização com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), mais atualizados do que os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são determinantes pelo Ministério da Saúde para a distribuição das doses aos estados.

“Mas o que estamos percebendo é que, mesmo em relação aos dados do Ipardes, a população é muito maior. Em relação à faixa etária dos 30 anos, por exemplo, imunizamos mais de 104% da população esperada”.

A alta demanda e a grande circulação de pessoas na fronteira foram argumentos do prefeito Chico Brasileiro e da secretária em prol do envio dos lotes extras de vacinas. “Imunizando Foz e outros municípios de fronteiras, que têm maior circulação de pessoas e, portanto, maior risco de transmissão do vírus e suas variantes, estamos protegendo todo o estado e também o país”, avaliou o prefeito Chico.

Balanço

De acordo com o Painel da Vacinação da Secretaria de Saúde, até sábado (14) Foz do Iguaçu recebeu 263.508 doses, das quais 247.046 já foram aplicadas. Ao todo, 183.271 pessoas receberam a primeira dose, e 7.048 pessoas já tomaram as duas doses.