Educação

Formando de Biomedicina é aprovado em programa de mestrado da UEM

Marcos Almeida cola grau em janeiro e já inicia a pós-graduação; sua linha de pesquisa é na área de biomarcadores de câncer

Marcos Elias Almeida em atividade prática no laboratório de Análises Clínicas da Unipar
Marcos Elias Almeida em atividade prática no laboratório de Análises Clínicas da Unipar

Chegamos ao fim de mais um ano letivo na Universidade Paranaense – Unipar. Um ano atípico, com novas metodologias de ensino e desafios, mas também superação e conquistas. Uma delas é comemorada pelo corpo docente do curso de Biomedicina, da Unidade de Cascavel: a aprovação do formando Marcos Elias da Silva Almeida em programa de Mestrado da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Em 2021, já formado, Marcos ingressará no programa de pós-graduação stricto sensu em PBF (Biociências e Fisiopatologia) e definirá o seu projeto de pesquisa com sua orientadora.

O biomédico vai estudar a área de biomarcadores de câncer, que se enquadra na linha de pesquisa geral do programa Etiofisiopatologia de doenças humanas e em animais. A área fala dos aspectos básicos de diferentes doenças, dando ênfase ao processo fisiopatológico, nos fatores predisponentes e nos hábitos de vida, buscando aprimorar o diagnóstico laboratorial, a compreensão do processo saúde/doença e a promoção da saúde.

O sentimento é de satisfação e de expectativas: “Eu me sinto muito feliz por ter conquistado esse objetivo, com o qual sonhava desde o começo da graduação na Unipar. E ansioso para iniciar e descobrir como serão as coisas daqui para frente”.

Para ele, a Unipar teve grande contribuição nesse processo: “Tive uma formação de excelência, contando com professores extremamente capacitados (mestres e doutores), dispostos a ajudar em todos os momentos, e uma grade curricular de relevância profissional e acadêmica, suprindo as necessidades das áreas de concentração do curso”.

Ele ainda aponta como diferencial da Unipar o foco nas análises clínicas, oportunizando conhecimento e segurança para quem busca ingressar no mercado de trabalho direto. “Toda a experiência dos docentes na atuação laboratorial torna as matérias mais ajustáveis a uma rotina de trabalho, formando profissionais mais capacitados e confiantes”, elogia.

BIOMEDICINA

Gosta de estar em laboratórios e da área de análises clínicas? O curso de Biomedicina é para você. Pesquisador nato, seu trabalho resulta em grandes descobertas responsáveis por promover saúde e salvar vidas. Sua atividade abrange as áreas de educação, imunologia, histologia, anatomia, microbiologia, biofísica, citologia, patologia, embriologia, farmacologia, parasitologia, psicobiologia e toxicologia. Esse profissional também é requisitado em hospitais, indústrias farmacêuticas e outros órgãos de saúde. Atua, ainda, em Institutos de Criminalística, na área de perícia criminal. Se identificou?

Fotos: Arquivos do curso