Chegamos ao fim de mais um ano letivo na Universidade Paranaense – Unipar. Um ano atípico, com novas metodologias de ensino e desafios, mas também superação e conquistas. Uma delas é comemorada pelo corpo docente do curso de Biomedicina, da Unidade de Cascavel: a aprovação do formando Marcos Elias da Silva Almeida em programa de Mestrado da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Em 2021, já formado, Marcos ingressará no programa de pós-graduação stricto sensu em PBF (Biociências e Fisiopatologia) e definirá o seu projeto de pesquisa com sua orientadora.

O biomédico vai estudar a área de biomarcadores de câncer, que se enquadra na linha de pesquisa geral do programa Etiofisiopatologia de doenças humanas e em animais. A área fala dos aspectos básicos de diferentes doenças, dando ênfase ao processo fisiopatológico, nos fatores predisponentes e nos hábitos de vida, buscando aprimorar o diagnóstico laboratorial, a compreensão do processo saúde/doença e a promoção da saúde.

O sentimento é de satisfação e de expectativas: “Eu me sinto muito feliz por ter conquistado esse objetivo, com o qual sonhava desde o começo da graduação na Unipar. E ansioso para iniciar e descobrir como serão as coisas daqui para frente”.

Para ele, a Unipar teve grande contribuição nesse processo: “Tive uma formação de excelência, contando com professores extremamente capacitados (mestres e doutores), dispostos a ajudar em todos os momentos, e uma grade curricular de relevância profissional e acadêmica, suprindo as necessidades das áreas de concentração do curso”.

Ele ainda aponta como diferencial da Unipar o foco nas análises clínicas, oportunizando conhecimento e segurança para quem busca ingressar no mercado de trabalho direto. “Toda a experiência dos docentes na atuação laboratorial torna as matérias mais ajustáveis a uma rotina de trabalho, formando profissionais mais capacitados e confiantes”, elogia.

BIOMEDICINA

Gosta de estar em laboratórios e da área de análises clínicas? O curso de Biomedicina é para você. Pesquisador nato, seu trabalho resulta em grandes descobertas responsáveis por promover saúde e salvar vidas. Sua atividade abrange as áreas de educação, imunologia, histologia, anatomia, microbiologia, biofísica, citologia, patologia, embriologia, farmacologia, parasitologia, psicobiologia e toxicologia. Esse profissional também é requisitado em hospitais, indústrias farmacêuticas e outros órgãos de saúde. Atua, ainda, em Institutos de Criminalística, na área de perícia criminal. Se identificou?

Fotos: Arquivos do curso