Cotidiano

Ex-combatente da Segunda Guerra Mundial recebe homenagem nesta terça em Cascavel

O Senhor Mário Ferroni, que completará 103 anos no dia 2 de julho, é o único representante da Força Expedicionária Brasileira residente em nossa região

Ex-combatente da Segunda Guerra Mundial recebe homenagem nesta terça em Cascavel

Nesta terça-feira, (28) a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada realizará uma formatura às 10 horas, em seu Quartel General em Cascavel, para homenagear o Senhor Mário Ferroni, Soldado Reformado e Ex-Combatente da Segunda Guerra Mundial, com a Medalha de Tributo à Força Expedicionária Brasileira (FEB), concedida pelo Comandante do Exército Brasileiro.

Criada pela Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, a honraria visa preservar a memória dos serviços prestados por homens e mulheres na difusão da memória histórica da FEB. O Brasil iniciou sua efetiva participação na 2ª Guerra Mundial em 16 de julho de 1944, com o desembarque do 1º Escalão, de um total de mais de 25 mil homens e mulheres no Porto de Nápoles na Itália.

O fim da Segunda Grande Guerra foi anunciado em 8 de maio de 1945, com a rendição total da Alemanha. Os “Pracinhas”, como eram conhecidos nossos militares, retornaram ao Brasil dois meses depois.

O Senhor Mário Ferroni, que completará 103 anos no dia 2 de julho, é o único representante da Força Expedicionária Brasileira residente em nossa região. Digno de receber nossas homenagens, é uma parte importante da história do Brasil.

Texto: Assessoria 15ª Brigada

Foto: Flávio Ulsenheimer/Assessoria de Imprensa/CMC