Educação

Evento internacional na UEM debate o trabalho na agricultura

 Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe pesquisadores de diferentes países para discutir o trabalho na agricultura em uma perspectiva territorial. Eles estarão reunidos entre os dias 11 e 14 de novembro como parte do 1º Workshop Visões Transversais sobre o Trabalho na Agricultura. O evento será no auditório do Bloco C-34 e terá tradução simultânea.

De acordo com a professora Sandra Schiavi, uma das organizadoras do workshop, a estimativa é que em todo o mundo 1,3 bilhão de pessoas trabalham na agricultura, abrangendo uma diversidade de profissões e status dos trabalhadores, o que pode englobar desde o grande exportador até a mão de obra escrava.

Ela explica que essa complexidade é fortemente afetada por mudanças estruturais e técnicas, dinâmicas de mercado e políticas públicas que alteram a pluralidade dos modelos de desenvolvimento agrícola.

“Pensar sobre trabalho na agricultura requer uma combinação de diferentes pontos de vista que têm a ver com emprego rural, organização do trabalho, saúde e condições de trabalho e identidades profissionais, bem como uma análise dos fatores que impactam sobre as evoluções ocorridas nesse campo”, destaca.

Todas estas questões, ainda segundo Sandra Schiavi, estão contempladas em inúmeras pesquisas científicas, só que de forma fragmentada. A proposta do evento que será realizado na UEM traz uma inovação conceitual e metodológica à medida que liga diferentes pontos de vista dentro de uma proposta interdisciplinar com a perspectiva de analisar e projetar futuros modelos de trabalho.

INSCRIÇÕES

As inscrições seguem até sexta-feira (9) e devem ser efetivadas online.As vagas são limitadas e os participantes pagarão uma taxa de R$ 25,00.

PARCERIAS E ASSOCIAÇÃO 

O 1º Workshop Visões Transversais sobre o Trabalho na Agricultura ocorre no âmbito de um convênio de cooperação internacional tripartite entre a UEM, o Instituto Francês de Pesquisa Agropecuária (Inra) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Na UEM há o envolvimento de três Programas de Pós-Graduação: Zootecnia, Administração e Economia, além da Rede Unitrabalho.

O workshop é o desdobramento de um simpósio internacional sobre o mesmo tema realizado em novembro de 2016. Na ocasião, pesquisadores de todos os continentes compartilharam ideias e criaram a Associação Internacional sobre Trabalho na Agricultura, com o compromisso de manter as discussões regularmente, assim como o envolvimento conjunto para pesquisa, extensão e educação sobre o trabalho na agricultura,

Mais informações e a programação completa do 1º Workshop Visões Transversais sobre o Trabalho na Agricultura em http://www.workinagriculture.com/workshop-2018 . Informações também pelo telefone 44 3011-5976.

Serviço
1º Workshop Visões Transversais sobre o Trabalho na Agricultura
Data: de 11 a 14 de novembro
Local: Campus Universitário da UEM – Bloco C-34
Inscrições até 9 de novembro
Informações: http://www.workinagriculture.com/workshop-2018 e (44 ) 3011-5976.