Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que em 2021, mais de 66 mil casos de câncer de mama sejam diagnosticados. Sem uma causa específica, alguns fatores podem facilitar o surgimento dessa doença, tais como obesidade e sobrepeso, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, não ter tido filhos, primeira menstruação antes de 12 anos, parar de menstruar após os 55 anos e histórico familiar de câncer de mama e ovário.

O médico oncologista do Ceonc Hospital do Câncer, doutor Reno Paulo Kunz, comenta que esses fatores não significam necessariamente a ocorrência de câncer, mas são sinais de alerta. “Nem todas as pessoas que possuem esse histórico terão câncer de mama. Eles são fatores ambientais, comportamentais e genéticos. Alguns dos fatores podem ser prevenidos com hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e a amamentação, por isso sempre alertamos e procuramos conscientizar as mulheres”, explica.

O principal sinal que pode representar a doença é o nódulo fixo e geralmente indolor. Além disso, há outros sintomas como pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. Estes sinais devem ser analisados e investigados por um médico, para que possa ser feito o diagnóstico.

Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia de rastreamento anualmente, mesmo que não tenham sinais ou sintomas suspeitos. Outra medida preventiva é o autoexame, já que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Neste mês o Ceonc Hospital do Câncer realiza uma nova edição da campanha Outubro Rosa é todo dia, com o mote “o peso das suas escolhas”, enfatizando que as escolhas que as pessoas realizam têm pesos e influenciam na saúde de cada um.

Para agendar a mamografia gratuita a partir dos 45 anos, basta acessar o site outubrorosa.ceonc.com.br e preencher o formulário solicitado. Depois, a equipe do Hospital entrará em contato para confirmar o agendamento do exame, evitando a formação de aglomerações.

Além do site, também é possível agendar a realização do exame pelo SUS, por meio dos telefones (45) 3324-4116, em Cascavel e (46) 3055-6161, em Francisco Beltrão.