Cotidiano

Esporte e música na vida

José Maffei da Rosa nasceu no dia 12 de março de 1948 em Lauro Muller, Santa Catarina. Foi em Cascavel que o professor de Educação Física construiu a sua história.

Por muitos anos ele compartilhou o conhecimento e a habilidade esportiva com alunos da cidade.

Entre os colégios em que atuou está o Ideal, Nossa Senhora Auxiliadora, Marista e Ludgero Pompeu, hoje conhecido como Colégio Padre Carmelo Perrone.

José Maffei da Rosa foi casado com Daizi Teresinha Maffei da Rosa com quem teve dois filhos: Talita Cristina Maffei da Rosa e Alessandro Maffei da Rosa.

O professor exemplar conquistou a admiração de todos que conviveram com ele e é lembrado com muito carinho por familiares. “Esposo amoroso, muito dedicado à família. Era um exemplo de honestidade para amigos e família”, comenta o filho Alessandro.

Música

Além do esporte, Rosa foi atraído pela música. Fez parte do Coral Vocal Comunicando e chegou a presidir Associação de Coral de Cascavel.

Nesse período, por volta de 2007, fez inúmeros amigos, entre eles, Clóvis Ortigara, que foi regente do coral municipal. “Era uma pessoa sempre disposta a aprender, voltado à cultura, motivado e sempre ativo nas atividades”, recorda o amigo.

Faleceu aos 69 anos no dia 23 de novembro por parada cardíaca, porém tratava de um câncer (mieloma múltiplo) há mais de sete anos. Ele seguia firme no tratamento da doença e com qualidade de vida, mas teve agravo no problema cardíaco e faleceu.

O sepultamento ocorreu no Cemitério Central. O professor deixa a esposa, dois filhos e os netos Guilherme e Lavínia.