Cotidiano

Espírito empreendedor

Vilde Silvio Marques

Nasceu: 2 de julho de 1950

Faleceu: 5 de dezembro de 2018

Vilde Silvio Marques nasceu em Bela Vista do Paraíso, na região de Londrina, norte do Paraná, em 2 de julho de 1950. Na década de 1970, no auge dos seus 20 anos, mudou-se para Cascavel, onde construiu sua vida e teve importante papel no crescimento da cidade.

Ele e o pai, Antônio, fundaram uma das mais antigas livrarias de Cascavel, a Nacional, vendida em 1985.

Pouco tempo depois, Vilde se embrenhava em outra área totalmente diferente: “Em 1993 ele inaugurou uma lanchonete. Foram 26 anos de dedicação, até a sua venda agora, em 2018. Ele sempre trabalhou muito”, conta o filho Marcos Paulo Marques.

Com alma de empresário, também fundou em 1975 uma distribuidora da Editora Abril para Cascavel e região. “Ele se instalou em diversas áreas, sempre foi um empreendedor”, diz Marcos.

Em 1988 Vilde oficializou sua união com Maria Jandira, com quem viveu até que a morte lhes separou. Dessa união, nasceram os filhos Vanessa e Marcos.

Generosidade

Vilde Marques é lembrado pelo filho Marcos como um homem que gostava de ajudar o próximo. “Se tinha alguma característica que marcou a vida dele, foi a generosidade”, lembra. Segundo Marcos, o pai fazia tudo o que estivesse ao seu alcance para levar auxílio a todos que precisassem.

Solidário com os outros e dedicado com a família. “Ele foi um ótimo pai, sempre presente em todos os momentos. Muito carinhoso, engraçado, era excepcional”, conta.

Despedida

Vilde Silvio Marques faleceu em 5 de dezembro devido a um traumatismo craniano encefálico. Amigos e familiares se reuniram na Capela Master da Acesc para as últimas homenagens. O enterro de Vilde ocorreu na última quinta-feira (6) no Cemitério Central de Cascavel. Ele deixou a esposa Maria Jandira, os dois filhos e três netos.