Cotidiano

Especialista explica como manter o bronzeado de forma segura

Não tem jeito, a brasileira adora “pegar uma cor” e, por isso, quase sempre abusa da exposição solar, seja na piscina, seja na praia. Porém, o primeiro ponto é proteger a pele dos excessos e deixar que alguns cremes ajudem àquelas que querem manter o bronzeado, como orienta o consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma.

De acordo com o especialista, os pigmentos que proporcionam coloração à pele são a melanina, o caroteno e a hemoglobina. “A melanina é o pigmento predominante e responsável pela coloração escura quando ficamos bronzeados. O caroteno deixa a pele amarelo-alaranjada e pode aumentar conforme ingerimos carotenoides encontrados em alimentos, como cenoura, ou em cápsulas. A hemoglobina é aquele pigmento predominante em pessoas com olheiras e é causado pelo extravasamento de sangue, quando levamos uma pancada ou em pessoas com pré-disposição a olheiras”, explica.

O que fazer

Como a melanina é o principal pigmento que proporciona o bronzeamento, Lucas explica que não faz sentido usar carotenoides para ativar a melanina. “A produção da melanina não depende dos carotenoides. Na verdade, a melanina é produzida por células específicas, chamadas de melanócitos. Essas células produzem a melanina e as injetam nas camadas inferiores da pele. Conforme a pele vai renovando, as células vão descamando e, junto com elas, vai a melanina”, conta o especialista.

Por isso, para prolongar o bronzeamento, o farmacêutico diz que é necessário fazer com que as células demorem mais para descamar. “Temos ativos que contribuem para isso, como o Decelerine e Psoralight. Eles conseguem retardar a renovação celular e, portanto, a melanina fica mais tempo na pele e o bronzeado também”, revela.

Esses ativos, de acordo com o especialista, devem sempre ser adicionados em fórmulas hidratantes que ajudam a manter a pele mais hidratada e com as células mais coesas, resultando em um microrrelevo da pele mais uniforme e com aspecto mais jovem.