Educação

Escola Irene Rickli, uma grande conquista para a comunidade

Prefeito entregou, na manhã desta quarta-feira (12), a obra de revitalização da unidade escolar

A manhã desta quarta-feira (12) foi de festa para a comunidade escolar da Escola Municipal Irene Rickli, do Bairro Cascavel Velho. O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, entregaram oficialmente a obra de reforma da escola diante de autoridades, pais, alunos e professores.

A unidade foi uma das primeiras a ser contemplada com serviços durante a implantação do Território Cidadão I, no entanto, diante da necessidade de uma grande intervenção na estrutura, o município viabilizou também uma reforma geral na escola, que recebeu um investimento de R$ 1.156.135,93.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, mais importante que falar do valor investido é expressar o sentimento de conquista da comunidade escolar da Escola Irene Rickli, que segundo o prefeito, retrata bem "a expectativa de uma cidade, de uma comunidade, de um governo, do legislativo, da sociedade de fato". Paranhos enalteceu o trabalho dos profissionais da Educação, que mesmo diante das dificuldades estruturais que ainda existem, mostram em números e no dia a dia a qualidade do ensino em Cascavel, e agradeceu aos servidores e à população presente pelo privilégio de estar participando desta conquista da comunidade. "Quero agradecer a vocês por terem me dado a oportunidade de ter muitos momentos de felicidade, de ver o sorriso, de receber o abraço. É claro que muitas vezes há demanda, há crítica, mas isso tudo faz parte da nossa vida não existe conquista se não houver trabalho e dedicação", finalizou.

A diretora da Escola, Edna Maria dos Santos, pontuou que há anos a unidade precisava de melhorias na estrutura física e que a comunidade há muito tempo cobrava por intervenções neste sentido. Falou da dificuldade enfrentada durante o período de reforma, mas confessou a grande satisfação que é ver o sonho realizado. "É muito gratificante ver os olhinhos dos alunos quando se deparam com algumas transformações que foram ocorrendo na escola durante o ano, de ver os pais e os visitantes chegarem e comentarem que escola está bonita e agradável agora".

A Secretária Marcia Baldini lembrou que a conquista daquela comunidade escolar ficará na história do bairro e que para ela é uma emoção muito grande poder entregar uma obra desta importância. "Tudo o que é investido na Educação é necessário e importante, e é algo que contribui para o desenvolvimento social da população de um município", concluiu.

A obra de reforma contemplou a readequação da cozinha, depósito de merenda e lavanderia, com a pintura desses ambientes. As instalações sanitárias de uso coletivo também foram adequadas, com a substituição total dos revestimentos de piso e paredes. Houve a substituição de todas as esquadrias e instalações elétricas de adequações sanitárias e de combate a incêndio. No ginásio foi feita a substituição do piso, bem como adequação de acesso. Na ocasião a Secretária de Educação lembrou que outras demandas da Escola ainda serão atendidas, como a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula.