Cotidiano

Equipe pedagógica municipal melhora desempenho no ensino em Ibema

As avaliações são constantes, feitas inclusive por equipes especializadas vindas de outras cidades

Equipe pedagógica municipal melhora desempenho no ensino em Ibema

A educação como um passaporte para o crescimento pessoal, financeiro, potencializador profissional e de busca da cidadania plena. É assim que o prefeito de Ibema Adelar Arrosi sempre tratou a área da educação durante as suas gestões.

“A família é imprescindível na educação, na escola o aluno aprende conteúdos, disciplinas e preceitos que farão enorme diferença em toda a sua vida. Por isso, quanto melhor for a qualidade do ensino disponibilizado, melhor será o resultado em um contínuo processo de preparação e formação de uma sociedade mais justa, com poder de iniciativa empreendedora e pacífica”, diz o gestor.

Nos últimos dois anos, Adelar Arrosi acompanha ainda mais de perto o desempenho dos alunos nas escolas da rede municipal. As avaliações são constantes, feitas inclusive por equipes especializadas vindas de outras cidades.

O prefeito decidiu mudar a forma de atuação da área pedagógica da rede municipal. Em vez de um coordenador pedagógico atuar em cada escola, foi criada uma equipe pedagógica que passa a acompanhar todas as unidades educacionais mantidas com recursos públicos geridos pela municipalidade.“Os resultados dessa mudança já aparecem e são dos mais consistentes”, afirma o prefeito, que é também empresário e um estudioso de várias correntes e teorias de ensino.

A equipe pedagógica municipal é responsável por engajar e integrar a escola à comunidade, fazendo com que todos participem do processo de educação, apontando problemas e melhorando o ensino.

Quanto aos professores, o prefeito afirma que cabe à mesma equipe disponibilizar horários de planejamento, ajudando a criar mecanismos teóricos e práticos para que os docentes possam integrar e inovar em suas aplicações de conteúdos em sala.

Sem esquecer, observa ele, de desenvolver meios de monitoramento para que eventuais problemas possam ser identificados e rapidamente solucionados.

Liderança

A atuação da Equipe Pedagógica Municipal é um trabalho de liderança que busca melhorar o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma educação eficaz aos alunos e estrutura adequada aos professores.

Uma das funções da equipe de coordenadores pedagógicos é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos. A equipe é responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte à sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

Os coordenadores devem priorizar formação, acompanhamento pedagógico, orientação curricular e avaliação da aprendizagem.

Os resultados das avaliações dos alunos são encaminhados mensalmente à Secretaria de Educação para o parecer técnico e a supervisão do prefeito com vistas o acompanhamento a evolução do aprendizado dos alunos.