Educação

Ensino Médio preocupado com a formação de cidadãos

Instituição foca muito além da simples preparação para vestibulares e Enem

O maior desafio para os alunos do ensino médio é ir além da preparação para vestibulares e Enem. Certamente, faz parte dos objetivos da quase a totalidade dos alunos dessa fase educacional progredir e ingressar na universidade. Porém, o Colégio Santa Maria procura preparar seus alunos também para a vida, formando cidadãos conscientes e capazes de atuar, seja qual for a área de escolha, de forma crítica e baseada nos valores humanos.

Por isso, o último nível de ensino oferecido no colégio busca fazer com que os conhecimentos já adquiridos durante a vida escolar sejam aplicados, aprofundados e consolidados. Sendo assim, entre os objetivos do ensino médio busca-se promover o aprimoramento do educando como ser humano, incluindo a formação ética e espiritual e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

O enfoque é preparar os jovens para que eles descubram seus talentos, sejam conscientes e capazes de responder aos atuais desafios da humanidade. Favorecendo a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, bem como sua flexibilidade e criatividade frente às novas possibilidades profissionais e aperfeiçoamento posterior.

Dentre as ferramentas utilizadas estão as tecnologias da informação, as visitas técnicas, as palestras e as aulas diferenciadas.

Ensino superior

Também existe o foco na preparação para o ingresso na universidade, com o objetivo de assegurar a sequência da escolaridade do educando de acordo com a filosofia da escola, visando à preparação de profissionais conscientes e eficazes.

Para tanto, o Colégio Santa Maria desenvolve e aperfeiçoa atividades como curso Pré-Vestibular, orientação profissional através do Projeto Profissões, aulas contextualizadas e simulados direcionados aos vestibulares e ao Enem.

Neste ano o Colégio teve um bom nível de aprovação nos vestibulares. Por isso, parabenizamos a todos pelo esforço e pela dedicação. Sentimo-nos orgulhosos de todos vocês: alunos, professores e familiares.