Engenharia de Produção realiza estudo laboratorial

Pesquisa durou cinco meses; alunos conseguiram obter colágeno do pescado

O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Cascavel – Univel está com um projeto de pesquisa inovador, que utiliza uma característica forte na região oeste do Paraná: a piscicultura. Os experimentos foram feitos nos laboratórios de química com supervisão da coordenadora do curso, Fernanda Paola Butarelli, e a professora Ananda Guarda.

brde2

A piscicultura na região tem aumentado as instalações de abate, ainda há pouco aproveitamento da matéria-prima, gerando um grande volume de resíduos. “No projeto foi realizado o processo de extração de colágeno a partir da pele de tilápia, que foi obtido com sucesso”, contou a professora Fernanda. “A primeira fase da pesquisa era desenvolver a metodologia, buscar todas as possibilidades de como realizar a extração do colágeno de maneira certa e eficiente. Na segunda fase, com a metodologia já determinada, fizemos a otimização dos processos”, descreve o aluno Gustavo Tatsuro Yatsu, do curso de Engenharia de Produção.

A pele do peixe é rica em colágeno, que pode ser amplamente utilizado em indústrias de alimentos farmacêuticos, assim, o experimento juntou a necessidade de aproveitar os resíduos do pescado, a utilização que ele pode ter e a prática dos alunos em realizar o experimento. “O projeto de pesquisa foi importante para desenvolver a habilidade de resolver um problema que não tinha uma resposta pronta. Participar do grupo de pesquisa também foi importante para ter um contato com os professores e criar uma conexão maior com a universidade. Foi uma ótima experiência”, ressalta Gustavo.

“Os alunos adentraram na área da pesquisa científica e agora o próximo passo é a publicação do artigo científico gerado pela pesquisa”, acrescenta Fernanda.


Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação