Cotidiano

Empreendedorismo da região Sul inspira estado de Rondônia

Em visita ao Paraná, vice-governador participou de reunião na Acic

Cascavel – Em visita à região para conhecer cooperativas, empresas e a agricultura, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, aproveitou para participar da reunião empresarial da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel). Daniel apresentou alguns números do Estado, um dos que mais receberam sulistas nos últimos 30 anos. Um dos objetivos do atual governo é fazer de Rondônia uma referência na área da piscicultura.

Rondônia tem território de 237,5 mil quilômetros quadrados, semelhante ao do Paraná. Por outro lado, é formado por apenas 52 municípios – aqui são 399. Além de agricultura em expansão, o Estado é o 2º da região Norte e o 8º em âmbito nacional em pecuária de corte. O rebanho é livre de aftosa com vacinação. A área destinada à produção de grãos é ampla e diversificada.

“Um dos nossos desafios é de elevar gradualmente a produtividade com o suporte da tecnologia”, disse Daniel.

O Estado criou há alguns anos o Rondônia Rural Show, um evento técnico e de disseminação de conhecimentos inspirado no Show Rural Coopavel, um dos maiores e mais conceituados do mundo. Três usinas garantem abastecimento de energia: Jirau, Santo Antônio e Tabaraja.

A malha rodoviária do Estado é de 26,9 mil quilômetros, desses mais de 20 mil são de vias municipais. O vice-governador também informou sobre arranjos produtivos de sucesso, como nas áreas da madeira, fruticultura, piscicultura e apicultura.

Colonização

Durante a reunião da Acic, Daniel Pereira mostrou imagem de um piscicultor recebendo cheque de R$ 68 mil, de produção de oito mil quilos de peixe tirada de uma área de apenas 450 metros quadrados. Rondônia é o segundo maior produtor de café do País, com 1,8 milhão de sacas. E o desafio é de chegar, em alguns anos, a quatro milhões.

O vice-governador lembrou que há 40 anos, o Estado era praticamente mata fechada e que o processo de colonização deve muito ao trabalho, ao talento e à determinação de famílias de agricultores sulistas.

“De um lugar praticamente esquecido, hoje somos uma região central e rota importante para vários destinos do continente”.