Cotidiano

Em ação da Sanepar, mananciais de abastecimento de Cascavel recebem novos peixes

As ações comemorativas ao Dia do Rio preveem o lançamento de 7 mil peixes das espécies jundiá e lambari, nativas da Bacia do Rio Iguaçu. Iniciativa da Sanepar e parceiros visa aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade ambiental

A Sanepar, o Grupo Amigos dos Rios e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel farão o repovoamento dos rios Cascavel e Saltinho nesta quarta-feira (24), Dia do Rio. As ações comemorativas preveem o lançamento de sete mil peixes das espécies jundiá e lambari, nativas da bacia do Rio Iguaçu, da qual fazem parte os rios que abastecem Cascavel.  - Cascavel, 22/11/2021 - Foto: Sanepar
A Sanepar, o Grupo Amigos dos Rios e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel farão o repovoamento dos rios Cascavel e Saltinho nesta quarta-feira (24), Dia do Rio. As ações comemorativas preveem o lançamento de sete mil peixes das espécies jundiá e lambari, nativas da bacia do Rio Iguaçu, da qual fazem parte os rios que abastecem Cascavel. - Cascavel, 22/11/2021 - Foto: Sanepar

A Sanepar, o Grupo Amigos dos Rios e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel farão o repovoamento dos rios Cascavel e Saltinho nessa quarta-feira (24), Dia do Rio. As ações comemorativas preveem o lançamento de 7 mil peixes das espécies jundiá e lambari, nativas da Bacia do Rio Iguaçu, da qual fazem parte os rios que abastecem o município.

São peixes de tamanho juvenil, o que favorece a sobrevida e o crescimento no ambiente aquático.

O lançamento dos peixes está marcado para as 9h, na Rua Cesário Balzac, no Jardim Maria Luiza, em um dos braços do Rio Cascavel. Na sequência, serão colocados também no Rio Cascavel, na Estrada São Braz. Em seguida, será feito o repovoamento no Rio Saltinho, a partir da ponte do rio localizada na comunidade de Jangada Taborda. O encerramento da ação ocorrerá na cachoeira do Rio Saltinho.

Além do ato simbólico de cuidar dos rios da cidade em comemoração à data, o evento tem por finalidade aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade ambiental dos rios que abastecem a cidade.

No dia 13 de novembro, 3 mil peixes juvenis das mesmas espécies foram colocados nas águas do Rio São José, que atualmente é o principal manancial de Cascavel.

Confira o cronograma:

Primeiro ponto de lançamento – Rua Cesário Balzac, Jardim Maria Luiza, às margens da BR 277.

Ponto 2 – Estrada São Braz – Segue pela estrada Rio da Paz até a Associação dos Policiais e Praças, na primeira bifurcação entra à direita e segue pela São Braz até a ponte.

Ponto 3 – Estrada Rio da Paz – Segue até a terceira ponte, após a Plantar – Comunidade da Jangada Taborda

Ponto 4 – Cachoeira do Rio Saltinho, na Comunidade Jangada Taborda, próximo ao ponto 3.

(AEN)