Educação

Educação recebe nova remessa de uniformes; ainda falta 8 mil kits

Marcia Baldini lembrou que o primeiro prazo venceu em abril, depois passou para maio e depois disso, a própria empresa disse que entregaria os itens até o dia 10 de junho, o que novamente não foi cumprido

Educação recebe nova remessa de uniformes; ainda falta 8 mil kits

 

Cascavel – Não é preciso dizer que com o frio chegando, a necessidade de ter agasalhos adequados para ter um bom desempenho na sala de aula é fundamental. Ontem (13), a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel recebeu um lote com mil peças do uniforme escolar para serem preparadas e entregues aos alunos da rede municipal. Porém, segundo a secretaria, ainda faltam 8 mil kits para serem entregues.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, o prazo das quatro empresas que venceram as licitações do uniforme escolar já encerrou, as medidas administrativas cabíveis já foram tomadas, como o envio de processo as secretarias responsáveis. “As empresas se comprometeram a nos encaminhar diariamente pequenas remessas até finalizar o que foi empenhado e estamos aguardando que isso ocorra”, disse a secretária. O processo administrativo pode até impedira as empresas de participarem de novas licitações.

Marcia Baldini lembrou que o primeiro prazo venceu em abril, depois passou para maio e depois disso, a própria empresa disse que entregaria os itens até o dia 10 de junho, o que novamente não foi cumprido. O problema maior é com a empresa de Apucarana que é a que venceu o lote dos agasalhos, porém, as outras três empresas também estão com problemas na entrega. As peças que chegaram na segunda-feira são para os menores e devem suprir as necessidades dos 55 Cmeis da cidade.

Além disso, apenas 17 escolas municipais receberam toda a remessa de uniformes, 42 escolas de forma parcial e cinco ainda não receberam nenhuma peça do kit. “Estamos dando prioridade aos Cmeis e assim que chegar o resto vamos atendendo as escolas”, disse a secretária. Ela lembrou ainda que a Secretaria de Educação fez a licitação ainda no ano passado e que pelos trâmites os itens deveriam ser entregues até o começo de março. Se cumprida, a programação atenderia todos os alunos, porém, o atraso das empresas traz vários transtornos, especialmente para os pais e as crianças que aguardam o material.

Os kits começaram a ser entregues no início de abril e são compostos por nove itens cada, sendo um agasalho, duas camisetas de manga curta, uma de manga comprida, moletom, shorts saia, calça, meias e um tênis. Cada aluno da rede vai receber um kit. O valor total que será investido é de R$ 4.587.680,00.

 

Mochilas

Outro problema enfrentado pela Secretaria de Educação de Cascavel é com o processo da compra das mochilas escolares que ainda não teve um ganhador definido. De acordo com a secretaria, todo trâmite do processo licitatório foi cumprido, porém, está sendo feito chamamento da nona colocada para encerrar a licitação para que, então, a empresa possa produzir as mochilas.

A rede municipal de educação conta com 119 instituições escolares, sendo 64 escolas e 55 Cmeis (Centro Municipais de Educação Infantil) e um total de 32 mil alunos.

 

Foto: Semed