A Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu retomou o calendário de formações presenciais com os educadores da rede municipal, que estava paralisado desde o início da pandemia e sendo feito no formato on-line.

Na última sexta-feira (27), cerca de 340 professores de 4º e 5º anos iniciaram um curso sobre níveis de leitura, ministrado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), que dura até esta segunda-feira (30).

“Vamos trabalhar em Língua Portuguesa os diferentes níveis de leitura: compreensão, interpretação e retenção, para que haja um melhor desenvolvimento da proficiência leitora dos nossos alunos. Essas formações enriquecem os encaminhamentos das atividades planejadas pelos professores”, afirmou Marilisse Bogoni, coordenadora pedagógica.

Importância da retomada

De acordo com a secretária da pasta, Maria Justina, o cronograma é elaborado mensalmente com temas necessários e previstos no planejamento anual de ensino. Ainda devido ao período pandêmico, as formações seguirão alternando entre o presencial e o on-line.

“Estamos muito felizes em poder retomar as formações presenciais, pois sabemos como é importante essa troca entre os professores que participam e que o resultado é ainda mais amplo do que é ensinado. Algumas ainda seguirão no formato on-line, mas todas seguirão os protocolos sanitários exigidos”, destacou Justina.

Para setembro os cursos irão abranger o programa de Educação Ambiental, encaminhamentos metodológicos para ensino da arte e letramento matemático, o desenvolvimento das habilidades sensoriais na Educação Infantil, para os professores da Educação Especial, entre outros temas.

“Vamos ampliar cada vez mais as áreas de estudo dos nossos professores para que tenhamos um ensino de excelência em nossa cidade, com índices cada vez melhores como os que já temos com o IDEB”, completou a secretária.