Cotidiano

Dilma e Aécio revivem embate eleitoral no julgamento do impeachment

Aécio sugere que Dilma venceu com ?inverdades?, e ela diz que impeachment é eleição indireta

BRASÍLIA – Adversários na disputa eleitoral em 2014 o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a presidente afastada Dilma Rousseff reviveram o embate durante o julgamento de Dilma. Aécio sugeriu que Dilma venceu praticando ilegalidades e dizendo inverdades ela rebate dizendo respeitar eleições diretas.

O tucano começou o questionamento dizendo que nunca imaginou reencontrá-la nessa situação depois dos debates de 2014. Disse não ter sido desonra perder a eleição, mas sugeriu que ela mentiu e cometeu ilegalidades para vencer.

– Não é desonra alguma perder eleições, sobretudo quando se defende ideias e cumpre-se a lei. Não diria o mesmo quando se vence dizendo inverdade e cometendo ilegalidades – afirmou Aécio.

Dilma afirmou respeitar o adversário porque tem apreço pelo voto direto e afirmou que o processo de impeachment em curso é uma eleição indireta.

– Eu respeito o voto direto nesse país. Acho que é uma grande conquista. Sempre disse e repito que respeito o barulho das ruas, das disputas eleitorais, por isso respeito os que concorreram comigo. Agora, não respeito a eleição indireta que é produto de um processo de impeachment sem crime de responsabilidade – disse ela.

O senador citou ainda trechos do debate entre eles em 2014. Ressaltou que perguntou a ela na ocasião sobre a crise econômica e obteve como resposta que era pessimista. Destacou tê-la questionado ainda sobre as pedaladas sem obter resposta.

Dilma voltou a dizer que a crise deve-se a fatores que não são de responsabilidade direta de sua gestão. Citou o preço do petróleo, o fim da expansão fiscal dos Estados Unidos e a crise hídrica. Afirmou ainda que todos esses fatores só foram identificados depois da eleição.

Ao falar que seu governo foi desestabilizado pela oposição, que teria apostado no “quanto pior, melhor”, cometeu um ato falho dizendo que Eduardo Cunha teria sido eleito presidente da Câmara dos Vereadores no lugar de dizer Câmara dos Deputados.

Aécio afirmou ainda que ela não deveria culpar o PSDB pela ação que responde no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque a ação foi aceita em votação por aquela corte. Ela rebateu destacando que as contas dele também estão sob investigação.