Opinião

Dez dicas para uma direção mais segura e consciente

MAIO AMARELO

Dez dicas para uma direção mais segura e consciente

 

 

O movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo já começou e, para auxiliar condutores em uma rotina mais responsável ao volante, a LeasePlan, empresa com mais de 50 anos no mercado de terceirização e gestão de frota, lançou o aplicativo My LeasePlan, que tem como objetivo promover um trânsito mais seguro para todos, já que auxilia de forma efetiva no dia a dia do condutor, promovendo sua conscientização por meio da tecnologia e de um exclusivo sistema de gamificação. Além disso, os especialistas em trânsito seguro da LeasePlan separaram 10 dicas para uma direção preventiva e defensiva, confira:

1 – Nada de dirigir e falar ao celular. Para não cair em tentação, uma boa dica é: ao entrar no carro, coloque o celular no modo “não perturbe”.

2 – Falando em celular, não tem como não citar a nossa nova rotina de reuniões on-line pós pandemia. Por aqui, vale a mesma dica acima: celular e direção não combinam e ainda coloca você e os demais em risco.

3 – Dirija com cuidado e calma. Está estressado(a)? Procure não pegar o volante. Que tal optar por uma caminhada para aliviar o nervosismo?

4 – Sempre faça as manutenções preventivas do seu veículo: verifique luzes, limpadores de para-brisa, freios, óleo, pneus…

5 – Seja tolerante com pedestres e ciclistas. Lembre-se sempre: respeito é o melhor caminho para uma sociedade e um trânsito mais gentil.

6 – Vai enfrentar longos percursos? Em média, a cada duas horas dirigidas, faça uma parada de 15 minutos para descansar e não perder o foco durante a direção.

7 – Ofereça carona aos seus colegas de trabalho para reduzir a quantidade de veículos nas ruas. Além de colaborar com o trânsito, o meio ambiente também agradece!

8 – Para viagens que duram menos de 10 minutos, opte por ir andando ou usar transporte público sempre que possível.

9 – Andar colado no veículo da frente não vai fazer você chegar antes em casa. Por isso, respeite a distância de 1,5m caso você esteja rodando na cidade, e deixe essa distância ainda maior se estiver em uma rodovia.

10 – Em dias chuvosos, redobre a atenção. Afinal, dirigir na chuva é sempre um desafio. Por isso, quando a pista estiver molhada, mantenha a velocidade do veículo abaixo da máxima da pista.