Saúde

Dengue: aumentam casos e cuidados devem ser redobrados com as “férias”

Nesse novo período sazonal da doença, que começou em agosto do ano passado, existem apenas oito casos confirmados, mas nessa época de muito calor a proliferação do mosquito é bem mais intensa

Dengue: aumentam casos e cuidados devem ser redobrados com as “férias”

Cascavel – O calor intenso e as chuvas que são bastante típicas (e esperadas) para essa época do ano estão preocupando os agentes de endemias de Cascavel que passam a maior parte dos dias nas ruas, vistoriando casas e orientando os moradores quanto aos cuidados que devem ser mantidos. Agora, no período de férias, é importante que os moradores não deixem de tomar os cuidados necessários, já que somente nessa semana, dois novos casos já foram confirmados pelo o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Ana Paula Barboza, coordenadora de Endemias da saúde municipal de Cascavel, disse que é importante, mais do que nunca, que os moradores recebam um dos agentes nas suas casas já que eles têm um “olho clínico” para identificar os focos do Aedes aegypti. Também é importante que aqueles que forem viajar, deixem uma pessoa responsável para eliminar os focos e, principalmente, mantenha a limpeza de piscinas e outros locais que acumulem água.

Segundo a coordenadora, nesse novo período sazonal da doença, que começou em agosto do ano passado, existem apenas oito casos confirmados, mas nessa época de muito calor a proliferação do mosquito é bem mais intensa. “O mosquito pode depositar o ovo em local seco e em contato com a água o ovo pode eclodir rapidamente, num curto período que vai de 5 a 7 dias”, explicou, reforçando a importância de tirar, periodicamente, os pratos das plantas para lavar com bucha e sabão.

 

LiraA

A atual situação de infestação da cidade será levantada no próximo LiraA (Levantamento Rápido de Ìndices para Aedes aegypti), que está previsto para a terceira semana deste mês. O último levantamento apontou um índice de 1,1% de infestação na cidade, um pouco acima do preconizado pela a OMS (Organização Mundial da Saúde) que propõe limite de 1%.

Ocorre que neste último levantamento, os bairros da região oeste da cidade chegaram a atingir o índice de 2,3% entre eles, Alto Alegre, Palmeiras, Santa Cruz. Ana Paula lembrou ainda que os casos confirmados são todos autóctones, ou seja, contraídos dentro da própria cidade, o que significa que existem mosquitos infectados. Além disso, o mesmo mosquito transmite ainda outras duas doenças, o Zika Vírus e o Chikungunya.

 

39 novos casos

Nesta semana foi divulgado o boletim semanal da dengue e foram confirmados mais 39 casos em todo o Estado, somando 552 casos dentro do novo período sazonal da doença que segue até julho de 2022. De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, a dengue apresenta um comportamento sazonal, com maior aparecimento de casos em período mais quente e úmido, típico dos climas tropicais. “O verão é o período em que precisamos estar ainda mais atentos com os possíveis criadouros do mosquito, sendo imprescindível a eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água”, alertou.

 

Janeiro Verde: Cuidados com caso de câncer de colo uterino

 

Cascavel – A cor “verde” está sendo dedicada neste mês de janeiro e de prevenção ao câncer de colo do útero. Essa é uma das doenças que não apresentam sinais e sintomas em sua fase inicial. Em estágio avançado pode apresentar sangramento vaginal anormal ou após a menopausa, dor durante a relação sexual, menstruação mais longa que o habitual, secreção vaginal com sangue e dor na região pélvica.

O Hospital do Câncer Uopeccan está orientando sobre a prevenção desse terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, atrás apenas do de mama e do colorretal. De acordo com o cirurgião oncológico Paulo Henrique Dondoni, nem todas as mulheres que foram infectadas com o HPV desenvolverão câncer de colo do útero.

Segundo ele, aproximadamente 50% das mulheres sexualmente ativas entram em contato com o HPV em algum momento da vida. A maioria das infecções são transitórias e a mulher desenvolve imunidade contra a infecção. “Apenas uma pequena parcela chegará na fase crônica que poderá ocasionar o câncer de colo do útero”, explicou o médico.

 

Exame preventivo

As alterações dos vírus são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido como papanicolau), e colposcopia com biópsia dirigida para confirmação anatomopatológica da doença. Mulheres de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual podem realizar o exame a cada três anos.

A vacinação contra o HPV é indicada antes do início da vida sexual. Por essa razão, a vacina faz parte do calendário do Ministério da Saúde para crianças e adolescentes. A recomendação é que as meninas recebam as duas doses entre 9 e 14 anos e os meninos entre 11 e 14 anos.