Cotidiano

Definido período de ponto facultativo para os servidores da prefeitura

Somente os serviços considerados essenciais vão funcionar normalmente

Através do decreto número 14.558 de 11 de dezembro de 2018, o prefeito Leonaldo  Paranhos, decretou ponto facultativo no dia 21 de dezembro para os servidores, inclusive temporários, lotados na Secretaria de Eucação , ou seja  em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, Centro Educacional de Jovens e Adultos,  Paulo Freire, Centro de Apoio Pedagógico às pessoas cegas ou com visão reduzida, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e atendimento às pessoas com surdez, servidores cedidos por meio de convênios ao Centro de Educação Infantil, Coração de Maria, Nossa Senhora Aparecida e Jardim Universitário.

De acordo com Vanilce Schenfert, Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, "já estava previsto o recesso dias  24 e 31 de dezembro, desde o primeiro decreto, do início do ano. Agora, o prefeito ampliou para os dias  26,27 e 28, uma vez que a demanda de serviços na prefeitura é pequena e não é viável economicamente manter a estrutura toda disponível , sendo que não há demanda de serviço. Há dois meses, as secretarias vem sendo orientadas para que organizassem os períodos de férias dos servidores mantendo os serviços.  Este ponto facultativo, nos dias 26,27 e 28, não se aplica aos serviços essenciais e a Secretaria de Saúde, por entender que manter os postos de saúde fechados por tanto tempo, traria, um enorme prejuízo à população e sobrecarregaria as Upas. Serviços essenciais como os das Upas , Paid, Acesc, unidades assistenciais com atendimento 24 horas, transporte coletivo, recolhimento do lixo  será normal. Os gestores de cada secretaria  ficarão responsáveis pela elaboração das escalas de trabalho".  O retorno às atividades normais está previsto para o dia 02 de janeiro de 2019.

As horas trabalhadas pelos servidores dos serviços essenciais nos dias 24, 26,27,28 e 31 de dezembro serão lançadas banco de horas para futura compensação na proporção de uma hora de trabalho por uma hora de descanso.