Nesta semana, ocorreu mais uma ação do Cafs (Centro de Apoio a Fauna Silvestre), criado em parceria entre a Clínica Veterinária da Univel e o IAT (Instituto Água e Terra). O IAT é responsável por atender as ligações e as denúncias de quem encontra um animal que necessite de atendimento, ir ao local, resgatá-lo e, após o tratamento na clínica da Univel, acompanhar a sua volta para a natureza.

Nessa ação, foi a vez de três aves voltarem para a natureza, sendo um urutau e dois araçaris.

Os professores do curso de Medicina Veterinária, acompanhados da equipe do IAT, realizaram a soltura das aves.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira, a parceria com o Instituto Água e Terra é de grande importância para a realização de ações como essa. “Nós recebemos esses animais do IAT, que os levam até a clínica, e fazemos o pré-cuidado, a análise, a terapia e o tratamento. Quando a gente vê que eles estão prontos para voltar para a natureza, nós os devolvemos na mata densa e fechada, para que eles possam ter alimentação e uma vida normal”, conta Paulo.

Para o acadêmico do curso de Medicina Veterinária Brian de Deus, participar da ação foi importante. “Ações como essa são muito importantes para a minha trajetória acadêmica e para o meu futuro como médico-veterinário de animais silvestres”, ressaltou.