Cotidiano

Curso de Psicologia fala sobre cuidados paliativos

A Psicóloga Marina Machado Mota compartilhou sua prática e esclareceu sobre o trabalho do psicólogo nessa área

Curso de Psicologia fala sobre cuidados paliativos

Conhecimento para além do conteúdo programático. Com a ideia de aproximar o aluno dos campos de atuação, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, trouxe para a sala de aula profissionais de áreas distintas para compartilharem suas práticas.

Nos últimos dias, o curso recebeu a psicóloga Marina Machado Mota, que falou sobre sua vivência na modalidade de cuidados paliativos, entendida por um conjunto de práticas de assistência prestada à pessoa com doenças graves, incuráveis e progressão e com ameaça a continuidade da vida.

A psicóloga pontuou conceitos e princípios sobre o tema, e a importância de um olhar multiprofissional e equipe especializada, com enfoque ao papel da psicologia na equipe de cuidados paliativos. “Estudo e comprometimento com o outro, e com si mesmo são bases fundamentais para um bom profissional, nessa ou em qualquer outra área de atuação”, afirmou.

O convite foi feito pela professora Fernanda Fagnani, para ampliar as discussões da disciplina de Psicologia e Processos de Hospitalização. Segundo a docente, o objetivo é elucidar aos acadêmicos características específicas da situação dos pacientes e do atendimento e assistência psicológicos nesse âmbito.

“Doenças, tratamentos e morte fazem parte da temática hospitalar, sendo indispensável não só ouvir sobre, mas falar também. É desse modo que a disciplina acontece ao longo dos anos. Sabemos que é delicado falar de cuidados paliativos, mas indispensável para a formação profissional de nossos acadêmicos”, destaca.

A professora explica que a proposta da disciplina é propiciar ao aluno entrar em contato com princípios e leis que norteiam a prática. Sobre a temática, afirma que é perceptível o quanto essa prática de assistência ainda é vista, por uma grande parcela da sociedade, de maneira equivocada.

Na oportunidade, a Universidade também recebeu a psicóloga Alice Giacomelli, egressa da Unipar e integrante da equipe que Marina coordena.

 

 

Turma do Ceep visita laboratórios de Engenharia da Unipar

Na Instituição, o grupo teve uma aula prática sobre resistência dos materiais, mecânica dos fluidos e instalações elétricas e industriais

 

Com laboratórios bem equipados, a Universidade Paranaense – Unipar recebe sempre colégios da região interessados em aulas práticas. Agora no fim do ano, os alunos do curso Técnico em Eletromecânica do Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto) participaram de visita técnica à Instituição.

Na oportunidade, a turma conheceu os laboratórios do curso de Engenharia Civil – materiais e estruturas, hidráulica e elétrica. Entre os conteúdos que foram trabalhados estão: resistência dos materiais, mecânica dos fluidos e instalações elétricas e industriais.

A turma estava acompanhada pelos professores Ademir Campregher e Jeferson Girardello. “Queremos agradecer a Unipar pela parceria. Foi de grande importância para nossos alunos os conhecimentos trabalhados aqui na instituição”, agradeceram.