O funcionamento do curso de Engenharia da Produção na Unespar (Universidade Estadual do Paraná) em Paranaguá, no Litoral do Estado, foi autorizado pela governadora Cida Borghetti.

Com a oferta de 40 vagas em período integral as aulas serão iniciadas já a partir do ano que vem. A criação de um novo curso, voltado principalmente ao setor produtivo, vai contribuir com o desenvolvimento do Litoral paranaense, considera a governadora.

“O Governo do Estado está executando diversas obras de infraestrutura no município e no Porto de Paranaguá. Um curso como este vai qualificar e ampliar as possibilidades dos moradores das cidades litorâneas”, afirma Cida.

Este é o terceiro novo curso de graduação – e o segundo da Unespar – autorizado na gestão de Cida Borghetti. Também foram criados os cursos de Medicina da Unicentro, em Guarapuava, e de Direito, no Câmpus de Paranavaí da Unespar. “Estamos investindo no ensino superior para que o Paraná avance cada vez mais nesta área para ter pessoas preparadas e qualificadas”, ressalta a governadora.

Unespar Paranaguá – O câmpus de Paranaguá da Unespar tem 1.445 alunos matriculados e oferta anualmente 440 vagas em nove cursos de graduação. O novo curso é o primeiro na área de engenharia ofertado no município.

“Foi um curso planejado para atender demandas regionais de Paranaguá e vai contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da região”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio.

De acordo com o diretor do câmpus, Cleverson Molinari Mello, a universidade estuda a realização de um vestibular específico para Engenharia da Produção. “Hoje muitos jovens sobem a serra para cursar a faculdade de engenharia. Este curso beneficia todo o Litoral e abre a possibilidade de novos cursos de engenharia na região”, acrescenta.

Universidade

A Unespar está presente em seis cidades: Curitiba, Paranaguá, Campo Mourão, Apucarana, União da Vitória e Paranavaí. A instituição oferta anualmente 3.344 vagas para 67 cursos de graduação e conta com 11,5 mil alunos matriculados na graduação e pós-graduação. Oferece também dez cursos de mestrado e 19 cursos de especialização.

O reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, destacou o impacto da universidade nas regiões onde ela está presente. “Além dos importantes cursos ofertados nessas cidades, temos um trabalho muito expressivo de extensão universitária”.

Ele destaca ainda que a universidade foi credenciada em 2013 e, em cinco anos, passou a oferecer dez cursos de mestrado que não seriam ofertados no Interior do Estado se a estrutura da Unespar não existisse.