Educação

Currículo da Rede Municipal: obra construída por muitas mãos

Documento que começou a ser elaborado em 2004 orienta os trabalhos pedagógicos

Currículo da Rede Municipal: obra construída por muitas mãos

O lançamento do Volume II do Currículo para a Rede Municipal de Cascavel – Ensino Fundamental – séries iniciais, na manhã de ontem (20), no Teatro Municipal Sefrin Filho, recebeu por parte do prefeito Leonaldo Paranhos a mesma relevância que a inauguração de uma grande obra arquitetônica pois, segundo ele, a obra construída coletivamente por profissionais da Educação merece ser reconhecida como uma das maiores obras entregues pelo governo municipal. “De todas as obras que a gente entregou, que passam de 400 obras físicas, nós queremos eleger essa obra do currículo como uma das mais importantes, pois a gente sabe que a obra boa é a obra que encontra com a necessidade e, aqui, nós estamos entregando uma trajetória de vida para as nossas crianças de 1º a 5º ano”, disse.

O prefeito estendeu o agradecimento a todos os profissionais que se dedicaram na reestruturação do Currículo da Rede Municipal de Cascavel. “Mais uma obra que a gente está entregando, mas a homenagem de hoje é a todos vocês que se envolveram, e eu tenho certeza que toda obra que tem o envolvimento, a paixão, a colaboração, é uma obra permanente. E essa será permanente para a cidade, para os nossos alunos e para vocês que construíram”.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, falou da satisfação de estar entregando aos profissionais da Educação o Currículo reformulado. “Esse documento já teve elaborada a primeira versão em 2008 e, passados dez anos, com a aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), houve a necessidade da readequação, adaptando-o à BNCC. É um documento norteador do processo de ensino e aprendizagem e vai beneficiar tanto o professor, na elaboração das aulas, quanto o aluno, no processo de aprendizagem”.

 

Formação

Além da entrega do segundo volume do Currículo para o Ensino Fundamental – séries iniciais, também houve a formação continuada para os profissionais da rede municipal, com transmissão ao vivo no canal da Semed no YouTube.

A formação contou com a fala da diretora do Departamento Pedagógico, Rosane Brandalise Correa, e do coordenador da Robótica e Informática Educacional, Marcel Kappes, que foi o responsável pelo projeto gráfico e a diagramação da nova versão do currículo.

Além disso, colaborou na formação continuada Marta Sueli Faria Sforni, que atuou como assessora geral do Currículo.

Foto: SECOM

 

O Currículo

O desenvolvimento de um currículo perpassa diversos aspectos que constituem o espaço escolar. O documento traz a concepção de sociedade, de homem e o sujeito que se deseja formar por meio do ensino sistematizado, desenvolvido dentro da escola.

A elaboração é fruto de uma construção coletiva com a participação de profissionais da Educação, que teve início em 2004, culminando com a publicação da primeira edição do Currículo em 2008, quando passou a orientar os trabalhos pedagógicos nas escolas e nos Cmeis.

Após mudanças nas legislações, pesquisas educacionais e ampliação no número de alunos e profissionais, ocorreu a primeira revisão do currículo, processo que teve início em 2018.

O Município de Cascavel investiu mais de R$ 180 mil em formação continuada para o realinhamento do Currículo do Ensino Fundamental – anos iniciais.

Na solenidade de ontem (20), os primeiros exemplares foram entregues aos profissionais que participaram dos grupos de trabalho de cada componente curricular: Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática e Fundamentos Teóricos.