Saúde

Coronavírus: Sobe para 13 número de casos confirmados

São monitorados 768 casos suspeitos e 480 casos já foram descartados desde o início do monitoramento.

Coronavírus: Sobe para 13 número de casos confirmados

São Paulo – O Ministério da Saúde confirmou na tarde dessa sexta-feira (6) o total de 13 casos do novo coronavírus no Brasil. São Paulo tem dez casos e os demais foram registrados no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na Bahia. Um caso no Distrito Federal já testou positivo mas aguarda a contraprova.

São monitorados 768 casos suspeitos e 480 casos já foram descartados desde o início do monitoramento.

Esta semana, o Lacen/PR (Laboratório Central do Estado do Paraná) recebeu dez kits para o diagnóstico do novo coronavírus, com quantidade suficiente para a realização de 240 testes. Esses kits foram encomendados pelo Ministério da Saúde para a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná).

A diretora técnica do Lacen/PR, Irina Riediger, explica que, com isso, o diagnóstico poderá ser realizado nos laboratórios centrais de cada estado, sem a necessidade de enviar as amostras para avaliação em outros laboratórios. Assim, a confirmação ou a exclusão dos casos suspeitos trará uma resposta mais rápida para a saúde pública e as autoridades de Vigilância Epidemiológica.

“Uma vez que recebemos as amostras, liberamos os resultados da pesquisa de vírus respiratórios em até 48 horas. Atualmente, as amostras de casos suspeitos precisam ser encaminhadas para a FioCruz, no Rio de Janeiro, o que, entre trâmites burocráticos e deslocamento, envolve cerca de 24 horas, e só depois que as amostras são recebidas no Laboratório de Referência, são mais 72 horas de prazo para obter o resultado final”.

O próximo passo para que a realização do teste para o novo coronavírus seja realizado pelo Lacen/PR é o treinamento da equipe, que deve ser definido pelo Ministério da Saúde já na próxima semana. “Precisamos discutir com os especialistas do Rio de Janeiro todas as questões de interpretação e o uso desses reagentes para que possamos liberar os resultados com a melhor qualidade e segurança possível para a população Acredito que até o final do mês esses exames já sejam realizados pelo Paraná”.

 

Diagnóstico

Atualmente, o Lacen/PR analisa as amostras de casos suspeitos coletadas em todo o Paraná e realiza a pesquisa de 20 vírus causadores de infecções respiratórias. Os casos suspeitos que tenham resultados negativos nessa pesquisa inicial são enviados para avaliação no Laboratório de Referência, na Fiocruz, para análise específica sobre do novo coronavírus.

Paraná

Conforme o último boletim divulgado na tarde de sexta (6), o Paraná monitora 25 casos suspeitos, a maioria em Curitiba. Desses, dois foram registrados em Cascavel e dois em Foz do Iguaçu. Não há caso positivo.