Agronegócio

Coopavel está entre as maiores do Sul do Brasil

A Coopavel Cooperativa Agroindustrial aparece novamente no ranking das 500 maiores empresas do Sul do Brasil. A pesquisa foi elaborada pelo Grupo Amanhã e PwC e acaba de ser divulgado. Entre as maiores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 19 são cooperativas estabelecidas em municípios paranaenses. A Coopavel aparece na colocação de número 65 (referente a indicadores de 2017). Já entre as cem maiores empresas do Estado, a Coopavel está na 28ª posição.

De acordo com diretores da revista Amanhã e PwC, o ranking é elaborado a partir de um indicador exclusivo. É o VPG, Valor Ponderado de Grandeza. Por meio dele, é possível conhecer o grau da saúde financeira da empresa, não somente com base na renda, mas principalmente pela análise de outros três indicadores financeiros. São eles: patrimônio líquido (com peso de 50% na avaliação), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo no exercício pesquisado (10%). As informações são tiradas do balanço financeiro das empresas.

As 19

O ranking elaborado e divulgado pela Revista Amanhã PwC está no seu 28º ano. Na edição que acaba de ser anunciada e que apura indicadores de 2017, as 19 cooperativas que aparecem entre as 500 maiores empresas da região Sul do Brasil são as seguintes: Coamo, C.Vale, Cocamar, Copacol, Agrária, Castrolanda, Frísia, Integrada, Frimesa, Coopavel, Unimed Curitiba, Coasul, Copagril, Capal, Credicoamo, Unimed Londrina, Unimed Maringá, Unimed Paraná e Sicoob Sul. Praticamente todas estão na lista das 100 maiores do Paraná.