Cotidiano

Convênio entre Prefeitura de Cascavel e Sesc-Pr garante exames para cerca de 1,2 mil mulheres

"Cuidar da saúde da mulher é cuidar da saúde de toda família"

O prefeito Leonaldo Paranhos, o gerente executivo do Sesc Cascavel, Alberto Joris, o gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cascavel, Ali Haidar, e diretoras do Sesc, estiveram reunidos na segunda-feira (14) para avaliação dos resultados dos atendimentos feitos no Programa Sesc Saúde Mulher. "A ação preventiva é a ação mais importante da saúde pública. Por isso, parcerias como essa com o Sesc são fundamentais para trazer qualidade de vida para nossa população, em especial às mulheres que são pilares das nossas famílias, da nossa sociedade. Cuidar da saúde da mulher é cuidar de toda família", disse o prefeito Paranhos. 

Entre 14 de setembro a 24 de outubro do ano passado, o Município de Cascavel, formalizou convênio com o Sesc-PR para atender aproximadamente 1,2 mil mulheres com exames de mamografia e preventivo do colo uterino dentro do Programa Sesc Mulher. Os atendimentos foram realizados dentro de uma carreta itinerante montada e equipada com todo o material necessário para que os profissionais da área de saúde realizassem o atendimento gratuito às mulheres. Entre os resultados do programa, foram detectadas alterações em 14 mulheres através da mamografia e 10 alterações no preventivo do colo uterino, diagnóstico fundamental para o tratamento e solução dos problemas. 

De acordo com Ali Haidar, "ações como esta, possibilitam ampliação do acesso da população à exames e propiciam diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, aumentando a expectativa de vida e melhorando o prognóstico de tratamento". 

Sesc Mulher

O Sesc Saúde Mulher é uma resposta estratégica do Sesc à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde. A operação da Unidade Móvel baseia-se na formalização de um protocolo de atenção à saúde da mulher especificamente voltada para facilitar o acesso aos exames de rastreamento aos agravos citados, na faixa etária recomendada e promover estratégias educacionais participativas.