Educação

Comunidade de Sede Alvorada recebe as obras da nova Escola do Campo Arthur Oscar Mombach

Com um investimento total superior a R$ 1,6 milhão, prefeitura entregou construção que agora garante unidade educacional exclusiva para a rede municipal

Comunidade de Sede Alvorada recebe as obras da nova Escola do Campo Arthur Oscar Mombach

Homenagens e apresentações artísticas marcaram a inauguração da Escola Municipal do Campo Arthur Oscar Mombach, no Distrito de Sede Alvorada, em Cascavel, a primeira de quatro instituições de ensino que o prefeito Leonaldo Paranhos entregará à comunidade ainda este mês. A entrega da escola foi realizada nesta sexta-feira(14) e contou com a participação de pais, alunos, professores, vereadores e secretários municipais.

A obra da sede própria da escola foi licitada ainda em 2014, porém, por várias vezes a construção, que aconteceu em parceria com o Governo Federal ficou paralisada. No final de 2017 foi necessária a realização de outra licitação para a execução do remanescente da obra, com um investimento de R$ 1.680.159,79 e, finalmente, este ano a comunidade escolar passou a usufruir do novo espaço. “Esta era uma escola que estava abandonada, porque houve problemas na construção. Um dinheiro do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Eu e a secretária Márcia, fomos mais de oito vezes em Brasília porque tínhamos perdido o convênio e tivemos que refazer a estrutura toda da escola, mas a Prefeitura de Cascavel conseguiu fazer o investimento e hoje entregar a escola para população que há tanto tempo esperava pela sede própria”, disse o Prefeito Leonaldo Paranhos.

A Escola Municipal do Campo Arthur Oscar Mombach conta com 107 alunos, sendo 53 deles no período integral. A secretária Márcia Baldini disse que a estrutura da escola segue um padrão de projeto do Governo Federal para escolas do campo e conta com biblioteca, brinquedoteca, refeitório, área administrativa e as salas de aula amplas e bem ventiladas. “Ela é toda setorizada, com refeitório aberto e um pátio bem grande para atender à especificidade da educação do campo. “A Escola Arthur Oscar Mombach, é para nós uma grande conquista, uma grande alegria. Pois, a escola atenderá 50% de seus alunos em tempo integral; nós vamos ter a turma de Pré-I, Pré-II, primeiro, segundo anos, onde as crianças poderão ficar o dia todo em projetos complementares como artes cênicas, danças folclóricas, música, robótica e brinquedoteca”.

Durante a solenidade as crianças receberam também o Kit de uniformes para este ano letivo. “A nossa escola está linda, e nós estamos muito felizes com esta conquista. Os ambientes educativos são agradáveis e a nossa alegria, é que temos um prefeito que olha com carinho para a educação”, ressaltou a diretora Raquel Eli Ruckel.

A escola

A Escola Municipal do Campo Arthur Oscar Mombach começou a funcionar no dia 5 de agosto de 1968 nas dependências da igreja católica. A primeira escola de Sede Alvorada chamava-se “Escola Aníbal Lopes da Silva”. Em 1980 morre em um acidente aéreo o Senhor Arthur Oscar Mombach, um dos pioneiros da comunidade e presidente da APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários), com isto a comunidade entrou com pedido para mudar o  nome da escola e homenagear o morador ilustre.

Vera Mombach, filha do homenageado, disse em seu pronunciamento da alegria de ver a escola “tão bonita e com a obra concluída. É um legado que ficará para sempre na nossa vida, perpetuando o nome de meu pai que tanto trabalhou por esta comunidade”.

O vereador Carlinhos de Oliveira, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, falou do resgate de obras que atual administração vem fazendo. “O prefeito Paranhos vem resgatando obras que foram abandonadas e entregando para a população, isso é compromisso com o dinheiro público e respeito com o contribuinte”.

Alécio Espínola, presidente da Câmara, disse que a entrega dos uniformes escolares, para as crianças já na primeira semana de aula, mostra o respeito, a preocupação e a atenção do Governo Municipal com a Educação.