Saúde

Como cuidar da saúde das crianças nessa época do ano

Veja o que fazer quando o tempo estiver seco

Como cuidar da saúde das crianças nessa época do ano

O tempo está seco em grande parte do País. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a umidade deve estar acima de 60%. Abaixo de 30% considera-se estado de atenção e entre 19% e 12%, de alerta.

Um dos públicos que mais sofrem são as crianças. O coordenador de equipe de pediatria do Hospital São Luiz (SP) e professor-assistente do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da Santa Casa (SP), Cid Pinheiro, dá algumas dicas. Confira:

O QUE PODE ACONTECER

Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local. Já, se a pele da criança estiver muito ressecada, consulte o pediatra sobre alguma loção para ajudar a protegê-la.

Tosse, coceira no nariz (em crianças menores pode até ocorrer casos de sangramento nasal), espirros, garganta seca e falta de ar são as manifestações respiratórias mais comuns. “A mucosa ocular também sofre com essa época de pouca chuva. Os olhos podem coçar e ficar vermelhos”, diz Pinheiro.

O QUE FAZER

A hidratação, de dentro para fora, é fundamental para melhorar os desconfortos. Água, sucos e chás são boas opções. “Colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro ajudam a aliviar o desconforto respiratório”, diz o pediatra.

Em casa, a higiene do ambiente com pano úmido no chão e nos móveis é fundamental para eliminar o acúmulo de poeira e evitar crises de alergia. Vale, ainda, colocar balde de água (longe do alcance da criança) para melhorar a umidade do ar.

Outra dica é evitar atividades ao ar livre entre as 10 e as 16h quando o tempo está mais quente e o ar, mais seco.

QUANDO PROCURAR O MÉDICO

Se a tosse da criança vier acompanhada de febre e falta de ar, é preciso consultar o especialista imediatamente, porque o ressecamento das vias aéreas pode provocar crises de alergia, como asma, por exemplo.

O mesmo procedimento deve ser feito caso os olhos da criança permaneçam irritados por mais de três dias, mesmo depois da higienização com o soro.

No período, também é comum o aumento da circulação de vírus respiratórios que podem causar tosse e febre por tempo variável