Saúde

Comitê orienta as pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 a emitirem certificado de vacinação

Certificado pode ser baixado pelo aplicativo Conecte SUS para as pessoas que já completaram o esquema vacinal

Comitê orienta as pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 a emitirem certificado de vacinação
 Foto: Vanderlei Faria/Secom

O Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da covid-19 orienta às pessoas que já receberam as duas doses, ou dose única da vacina, a baixarem o aplicativo Conecte SUS e imprimirem o certificado de vacinação. A emissão do documento também pode ser feita pelo site do Ministério da Saúde.

Thiago Stefanello, coordenador do comitê, diz que o documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal. Além disso, o certificado também pode ser útil como comprovante, para pessoas que pretendem viajar para países que aceitam a entrada de brasileiros. O certificado, no entanto, não tem validade internacional, ficando a critério sanitário de cada país decidir sobre sua aceitação.

“Esse certificado será uma tendência daqui para a frente. Provavelmente será usado como comprovante quando estiver liberada a presença de torcedores em jogos, por exemplo”, declara Stefanello.

Para realizar a emissão do certificado de vacinação da COVID-19, antes de mais nada é necessário ter cadastro no site.  Depois é só baixar e instalar o app do ConecteSUS no smartphone. Na sequência clicar no botão “Acessar” da aba “Cidadão” e fazer o login.