Educação

Comissão analisa livros que serão distribuídos aos alunos da rede municipal de Foz

Antes da aquisição pelo município, obras infantis e infanto-juvenis passam por um rigoroso processo de observação do material, das ilustrações e da linguagem

Comissão analisa livros que serão distribuídos aos alunos da rede municipal de Foz

Todos os anos, os mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino recebem o “vale-livro” e podem escolher uma das obras disponíveis no estande Secretaria da Educação, durante a Feira Internacional do Livro. No ano passado, a prefeitura investiu R$ 606 mil na aquisição das obras.

Para garantir que os livros atendam a proposta pedagógica curricular, uma comissão analisa cada título enviado pelas editoras. “A comissão realiza a análise e a escolha dos livros de literatura que serão adquiridos pela Secretaria da Educação para distribuição aos alunos. Esta análise garante maior transparência aos fornecedores e atende a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que norteiam o processo educacional”, explica a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

Além dos livros infantis e infanto-juvenis (destinados a alunos do Infantil 4 e 5 e do 1º ao 5º ano), são analisados títulos para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e para os mais de três mil servidores da educação.

Critérios

A comissão publicou um edital de chamada às editoras, distribuidoras e revendedoras para que enviassem os livros até a sede da Smed, no período de 04 a 29 de abril, e semanalmente os membros se reúnem para a análise. O prazo termina em 30 de maio, quando as editoras poderão retirar as obras.

Conforme explicou o presidente da comissão, Paulo Cezar Machado de Santana, “a análise é complexa, e passa pela observação do material, das ilustrações e do texto, conforme a faixa etária da criança”.

Ao final do prazo de avaliação, a comissão emitirá um parecer elencando os títulos que atendem as necessidades dos alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA e os materiais direcionados aos profissionais da educação.

Assessoria