Para aproximar ainda mais as mulheres aos cuidados com a saúde, a Legião Feminina de Combate ao Câncer realizou ontem, no Terminal de Transbordo Oeste, em Cascavel, agendamento de mamografias, ação alusiva à campanha de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa.

De acordo com a voluntária Maria das Graças Zortea, mais de 100 agendamentos foram feitos em apenas seis horas. Uma delas foi Janete Prado Simão, que aproveitou enquanto aguardava o ônibus para marcar o exame para ela e também para a mãe já para o próximo mês.

Maria comenta que depois do agendamento não é preciso esperar muito. As agendas começam a ser cumprida no dia 9 de novembro, em dois horários – manhã e tarde. “Vale lembrar que não há custo nenhum para fazer a mamografia”, diz.

Já Rosanita da Mota marcou o exame pela primeira vez agora que completou 40 anos. “Nunca fiz a mamografia antes, agora chegou a hora”, relata.

O exame de mamografia é indicado às mulheres a partir de 40 anos, devendo ser repetido anualmente. Para quem possui histórico familiar de câncer de mama, realizou testes genéticos que demonstram maiores chances da doença, passou por tratamentos intensos de radioterapia na infância ou pacientes que em biópsia da mama apontaram lesões não cancerígenas, devem fazer a mamografia antes mesmo da faixa etária preconizada.