Cotidiano

Com parcerias, Fundação Araucária potencializa investimentos em ciência, tecnologia e inovação

A Fundação Araucária, com sua capacidade de mobilização, promove investimentos por meio de parcerias com o setor público tanto estadual como federal, com o setor produtivo e também com instituições internacionais

TECPAR - Incubadora Tecnológica do Tecpar - Intec - N/F: equipamento para montagem de placas e cirquitos.
Curitiba, 02-09-19.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
TECPAR - Incubadora Tecnológica do Tecpar - Intec - N/F: equipamento para montagem de placas e cirquitos. Curitiba, 02-09-19. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Criar riqueza e renda para o Paraná e transformar a ciência e a tecnologia em inovação são algumas das prioridades da Fundação Araucária, que com sua capacidade de mobilização potencializa investimentos por meio de parcerias com o setor público tanto estadual como federal, com o setor produtivo e também com instituições internacionais. De janeiro a julho de 2021 foram lançadas oito chamadas públicas e sete processos de inexigibilidade. O investimento previsto ao longo de todo o ano é de de R$ 32,1 milhão.

Dentre os editais lançados pela instituição estão Programas de Iniciação Científica, Tecnológica, Inclusão Social e de Extensão, de Bolsa – Técnico, de Apoio à Manutenção e à Consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), de Apoio Institucional para Ações Extensionistas junto à Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de Sars-Cov-2 e Programa de Pró-Extensão das Instituições de Ensino superior estaduais.

“A Fundação Araucária tem sido motivo de reconhecimento e de elogios em todo o País”, ressalta o presidente Ramiro Wahrhaftig. Segundo ele, a instituição consegue se destacar com relação ao fomento e priorização do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação.

“Temos clareza em utilizar a alta qualificação que possuímos na chamada quádrupla hélice formada por academia, empresas, setor público e sociedade civil organizada, na qual o governo paranaense vem buscando ampliar ações para incentivar novas soluções e ideias que ajudem no desenvolvimento do Estado”, afirma.

Nesses sete primeiros meses de 2021, a Araucária também lançou nove processos de inexigibilidade: Programas emergentes e em consolidação em áreas prioritárias,; Manna Academy: Ecossistema de Pesquisa; Extensão e Difusão de Tecnologias e Educação 5.0; Digital Links Paraná; Vigilância Genômica do Sars-Cov-2 no Estado do Paraná, Hidrocarbonetos Renováveis (Napi HCR); Paraná Fala Idiomas; Projeto UEL pela Vida, Contra o Coronavírus (Telemedicina), Programa Internacional de mobilidade para pesquisa com parceiros da Indústria no Canadá e/ou Brasil – Fundação Araucária e Mitacs e Indicadores de Vulnerabilidade Socioambiental à Expansão da Covid-19 no Estado do Paraná.

PARCERIAS – Nesse primeiro semestre a Fundação fortaleceu ainda mais as parcerias internacionais, em especial com o Reino Unido, por meio da Missão Técnica Virtual Araucária e UK: Healthtech Cooperation. Teve como principal objetivo posicionar o Reino Unido como parceiro estratégico da Araucária e de players do Paraná nos segmentos de educação, inovação e pesquisa voltados à saúde.

Em setembro, vai realizar mais um evento internacional que envolverá a China. Será por uma semana inteira, do dia 13 a 17, e terá como prioridade firmar a cooperação entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

AÇÕES – Nos últimos sete meses a Fundação Araucária promoveu o lançamento das seguintes ações voltadas à inovação: em parceria com o Sistema Fiep e a Superintendência de Ciênça, Tecnologia e Ensino Superior; Painéis de Especialistas das Rotas Estratégicas CT&I 2040; o Programa Tecnova II, e tem previsão de divulgação do edital, ainda em 2021, do Centelha II.

A ideia das rotas é promover a construção coletiva para o Ecossistema Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Oeste, Norte, Litoral e RMC.

PROGRAMA TECNOVA II – O programa tem como objetivo constituir uma oportunidade de projetar o setor produtivo estadual no contexto nacional de incentivo à inovação tecnológica, ao identificar novas ideias e estimular novos talentos presentes no âmbito das micro e pequenas empresas paranaenses. O recurso total disponível neste edital é de R$ 9,5 milhões, que serão investidos em até 25 empresas.

CENTELHA II – A Fundação lançará, ainda em 2021, o Programa Centelha II, que vai estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.