Um anseio antigo dos agricultores familiares de Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná, foi atendido com apoio do Governo do Estado. Nessa quinta-feira (9) foram inauguradas as instalações da “Feira livre do Produtor Cecídio Souza”, que receberam investimento de R$ 300 mil da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e R$ 169,5 mil de contrapartida do município. Cerca de 500 famílias serão beneficiadas com o espaço para venda e divulgação de seus produtos.

A inauguração teve a presença do vice-governador Darci Piana, do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza.

Darci Piana enfatizou a importância de valorizar o trabalho das famílias do campo. “Precisamos fazer com que a nossa produção chegue no mercado com preço justo. Para isso estamos investindo também em logística e infraestrutura, para que nossa agricultura dispute novos mercados”, disse o vice-governador.

A estrutura da feira, com 132,8 metros quadrados, é composta por 13 boxes, banheiros e escritório. Os recursos são de uma suplementação de orçamento da Assembleia Legislativa. Segundo a chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura em Pato Branco, Leunira Tesser, a obra tem o objetivo de valorizar ainda mais o potencial da agricultura familiar e garantir condições para manter as famílias no campo. “São agricultores familiares que exploram hortaliças, bovinocultura de leite e suínos, além de produtos das agroindústrias locais”, explicou.

Para o secretário Norberto Ortigara, a implantação da estrutura é uma chance ímpar de mais competitividade e qualidade para os produtos. “Fico feliz por encontrar um ambiente acolhedor, com boa estrutura. Temos orgulho da agricultura paranaense, cada vez mais sustentável. Temos um espaço fantástico para crescer e potencializar a produção com boa estratégia comercial”, afirmou.

A contribuição dos agricultores de Mangueirinha para o Paraná foi destacada pelo prefeito Elidio Zimerman de Moraes. “Temos potencial agropecuário, uma cadeia produtiva de suínos, leite, grãos e tantos produtos que trazem uma enorme renda para o Estado”, disse.