Opinião

Coluna OAB: Direito Bancário, Superendividamento, Conciliação e Mediação

Coluna OAB: Direito Bancário, Superendividamento, Conciliação e Mediação

Coluna OAB: Direito Bancário, Superendividamento, Conciliação e Mediação

 

Direito Bancário

A advogada Carla Batista é a nova presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Cascavel. Seu principal objetivo é unir os colegas que atuam no segmento, bem como fortalecer a dinâmica do aprimoramento profissional. O direito bancário envolve todas as relações entre clientes e bancos, no sentido de buscar justiça e paridade de armas entre as partes. Dentro de 15 dias, será realizada a primeira reunião da nova diretoria.

 

Conciliação e Mediação

A Comissão da Advocacia Iniciante, em parceria com a Comissão de Direito das Famílias e Sucessões e apoio da Comissão de Métodos Alternativos e de Resolução de Conflitos da OAB Cascavel realiza no dia 4 de abril, a partir das 8h30, Bate-Papo sobre Conciliação e Mediação, com a participação do mediador judicial José Sérgio Leite, do Sejusc. O evento será realizado na Sede da Subseção.

 

Superendividamento

O advogado Marco Antonio de Araújo Junior, professor e fundador da Escola “Meu Curso Educacional”, proferiu na noite desta terça-feira (29), no CCA (Centro de Convivência dos Advogados), o curso “Superendividamento e o Direito do Consumidor”. A iniciativa foi da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Cascavel.

 

Proporção inversa

“No Brasil, o número de pessoas que deve dinheiro é muito maior que a quantidade de pessoas que consegue pagar. Isso se deve a uma sociedade de consumo cada vez mais arraigada. Tal circunstância leva o cidadão a adquirir bens por algum motivo, o que permite que essas pessoas se tornem superendividadas”, explica Marco Antônio.

 

Consumidor

O advogado Juliano Tolentino ex-secretário geral da OAB Cascavel, é o novo presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Cascavel, em substituição à advogada Daiane Bertol. Um dos desafios de Tolentino, especialmente após o fim do período crítico da Pandemia, é a retomada dos eventos presenciais promovidos pela Subseção.

 

Gallio diplomado

O advogado Alex Gallio participou da solenidade de posse da nova diretoria da OAB PR, em Curitiba. Juntamente com os conselheiros estaduais que representam a Subseção, Gallio foi diplomado oficialmente como presidente da OAB Cascavel. Também foram diplomados os conselheiros estaduais Doralice Fagundes dos Santos Marchioro, Larissa Stela Boldrini e Paulo Augusto Chemin. A Subseção está representada também pelo advogado Lucas Velasco, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados.

 

Síndrome de Down

A advogada Dayana Schihotski, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Cascavel, representou a Subseção no evento “Educação Inclusiva na Síndrome de Down”, realizado na Câmara de Vereadores.  A iniciava foi da Associação Olhar Down Cascavel, em parceria com a Escola do Legislativo. Uma mesa redonda para discutir o tema foi promovida pelos vereadores Alécio Espínola (presidente da Câmara) e Sidnei Mazutti.