Opinião

Coluna OAB Cascavel

Coluna OAB Cascavel

Atendimento presencial
A visita presencial de advogados a clientes presos na Cadeia Pública de Cascavel foi suspensa nesta quarta-feira, por determinação do Depen (Departamento Penitenciário do Estado). De acordo com o coordenador regional do Depen, Thiago Correia, a medida atende pedido do comando da Cadeia Pública de Cascavel e tem validade até o dia 1° de fevereiro, podendo ser prorrogada. O atendimento neste período será feito exclusivamente por videoconferências, que devem ser agendadas pelo telefone (45) 3223-6821.

Vacina
Advogados que não tenham tomado vacina contra a covid 19, por opção, crença ou quaisquer outros motivos, e que necessitem visitar presos da Penitenciária Federal de Catanduvas, devem informar tal decisão, no pedido de agendamento, que será analisado pela Direção da Unidade Federal, ficando claro que não haverá impedimento de atendimento advogado/cliente por essa razão. Importante registrar que o exercício profissional, consistente no atendimento ao cliente, não será prejudicado.

Show Rural
A Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio estará ao lado de entidades parceiras durante o Show Rural Coopavel, que será realizado de 7 a 11 de fevereiro. A Comissão estará ao lado da FAG/Catve, que estará presente com um ônibus dotado de estrutura para abrigar reuniões de trabalho, e do Sindicato Rural Patronal, compartilhando seu estande na exposição. A intenção é disseminar conhecimento jurídico ao homem do campo durante os cinco dias de evento, assegurando que a presença de um advogado faz toda a diferença na hora de efetivar um negócio.

Futebol sete
Estão abertas as inscrições para a 5ª Copa OAB de Futebol Sete. O prazo de inscrições vai até o dia 2 de março, ao valor de R$ 80 (somente em dinheiro e com direito a uniforme de jogo – camisa, calção e meia). As inscrições devem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, na sede da OAB-Cascavel, e de quarta-feira a sábado, no CAA (Centro de Convivência dos Advogados). O evento conta com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados e da OAB Paraná. Mais informações pelo telefone (45) 3224-4896.

Direito Digital e Inovação
A Comissão de Direito Digital e Inovação tem intenso calendário de atividades previsto ao longo de 2022. Entre elas, participação no Hackathon Show Rural Digital; realização do 1º Hackathon da OAB, com o tema “Legal Techs”; Meetup “Ênfase na prática da advocacia”; 1º evento “Marketing Digital para Advogados na Prática”; cursos de capacitação direcionados para a Tecnologia no Direito, envolvendo boas práticas associadas à proteção de dados e segurança da informação; produção de conteúdo para o Podcast da OAB; evento “Café com a OAB” para acadêmicos e outras ações.

Advocacia Dativa
Sob a condução do advogado Alysson Fogaça, conselheiro da Subseção, a Comissão de Advocacia Dativa da OAB Cascavel realizou na última sexta-feira a primeira reunião de 2022. Na pauta, discussão sobre estratégias para o período que se inicia, valores de honorários previstos na tabela da OAB, sistema de nomeações e outros assuntos.

Prerrogativas
Espécie de para-choque da advocacia, pois defende direitos dos advogados junto a agentes públicos e à sociedade, a Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais já trabalha a todo vapor. Ela continuará sendo presidida pelo advogado Alessandro Rosseto, tendo como vice o advogado Ronaldo Pedroso e como secretária a advogada Nadine Zafalon. Uma das metas é levar núcleos da Comissão para comarcas que fazem parte da Subseção: Capitão Leônidas Marques, Catanduvas e Corbélia, para contar com o apoio imediato da advocacia local em caso de violação de prerrogativas.