Política

Coluna Esplanada: joelho no chão, 2022 na pista e Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos

Coluna Esplanada: joelho no chão, 2022 na pista e Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos

Joelho no chão

A mais recente sondagem nacional da Paraná Pesquisas mostra o quanto o Brasil – tão evangélico e católico – está rachado sobre o “fique em casa” ou “vá ao culto & missa”. Foram ouvidas 2.176 pessoas em 204 cidades de todos os estados e DF: 55,1% concordam que igrejas e templos devem ficar fechados na pandemia, contra 41,4% que discordam. Veja mais em nosso site.

 

É campeão

Três senadores, 18 deputados (estaduais e federais), um presidente de partido (Levy, do PRTB) vítimas fatais da covid-19. Não há outro país com esses números entre políticos.

 

Agrários

O ex-presidente Lula da Silva voltou a dialogar com o MST, tão sumido em tempos de cofres vazios para protestos e ocupações. O movimento resiste nos atuais acampamentos

 

2022 na pista

O presidente Bolsonaro continua apostando forte na Bahia, principal reduto lulista no Nordeste. Foi ontem a Salvador para inaugurar trecho de 22 km de estrada asfaltada.

 

Memória fresca

Irmão do ex-governador do Amazonas Omar Aziz, hoje senador e presidente da CPI da Covid, Murad Abdel Aziz foi citado numa das fases da operação Maus Caminhos, do MPF, por tráfico de influência no governo do Estado com fornecedores para a Saúde. Desde que o irmão político comandava o Estado.

 

Jogou lá fora

Aliás, Omar Aziz, quando governador, voava de jatinho esporadicamente em fins de semana para jogar em cassinos do Caribe, contam fontes. Deixou renda lá fora. E o Brasil ainda capenga no debate sobre a legalização dos jogos.

 

Voltou, sem microfone

Fundadora do Psol – trocou o partido pelo Rede -, Heloísa Helena voltou ao Senado. Mas sem mandato. Ganhou cargo de assessora na Liderança da Minoria, com salário de R$ 10,7 mil. Segue, assim, os passos do ex-senador e ex-governador do DF Rodrigo Rollemberg, que trabalha como assessor técnico. Mas ele é concursado.

 

Quem é o pai?

O Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos elaborou um projeto de lei que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável. Todo 15 de maio.

 

MERCADO

Freio na praça

Os efeitos negativos da pandemia nos negócios afetaram vários setores da economia no primeiro trimestre deste ano. Segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, embora a indústria tente reação no lançamento de produtos, o resultado ainda não supera as perdas. Em março, o índice teve queda de 9,8% em comparação com fevereiro. No acumulado de 12 meses, o índice apresenta queda de 4,1%.

 

Enxuta

A rede Saraiva vai reabrir com lojas menores, focadas em livros e papelaria, começando por shoppings em cidades-polo. A primeira do formato será em Jundiaí (SP).

 

Estante$

Como o mercado dá voltas. A Saraiva, com megalojas onde se comprava CDs, DVDs, pequenos eletroeletrônicos, comprou a rede Siciliano que tinha esse modelo. Enterrou a marca adquirida e vai assumir o formato.

 

Lá fora

Enquanto o Brasil cambaleia nas doses de vacina e está no fim da fila para entregas, algumas cidades da Flórida (EUA) já promovem eventos com público e a Itália comemora um boom de reservas em hotéis na reabertura do País: “33% em poucos dias” em todos os hotéis do País, diz o ministro do Turismo, Massimo Garavaglia.