Esportes

Coluna Bandeirada do dia 24 de janeiro de 2019

Arrancada abre a temporada em Cascavel

Cascavel abre a temporada de automobilismo de 2019 no próximo domingo, quando será disputada a decisão do Campeonato Metropolitano de Arrancada de 2018. A final do campeonato não pôde ser realizada no ano passado em função da falta de datas em novembro e dezembro para remarcar a prova adiada por conta da chuva.

A prova deste domingo será para carros e motos e irá apontar todos os campeões.

A programação terá início às 9h no Autódromo Zilmar Beux e se estenderá até as 17h. A expectativa é da participação de 40 competidores na categoria motos e de 80 na dos carros.


Endurance começa em Curitiba

O Campeonato de Endurance 2019 definiu seu calendário, com oito etapas do Endurance Brasil. A abertura da temporada será no dia 30 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba.

“Estamos com um campeonato consolidado, grid cheios, belos carros e pilotos de destaque nacional. As provas acontecerão sempre aos sábados e estaremos presentes nos principais autódromos do País, fortalecendo ainda mais nosso campeonato”, destacou Henrique Assunção, presidente da APE (Associação de Pilotos de Endurance).

O calendário de 2019 é o seguinte: 30 de março, Quatro Horas, Curitiba (PR); 25 de maio, Quatro Horas, Goiânia (GO); 16 de junho, Três Horas, Tarumã (RS); 27 de julho, Três Horas, Velopark (RS); 7 de setembro, Quatro Horas, Velo Città (SP); 12 de outubro, Três Horas, Santa Cruz do Sul (RS); 2 de novembro (local a confirmar) e 21 de dezembro, Seis Horas, Interlagos (SP).


Rotax anuncia calendário

Após entrar para fazer história no automobilismo brasileiro, a Mach5 Karting, detentora dos direitos da Rotax no Brasil, anunciou o calendário da Copa Rotax 2019 e como serão distribuídas as vagas para o Rotax Max Challenge Grand Finals, que será realizado na Itália, no fim do ano.

Nesta temporada, o calendário da Rotax será movimentado no Brasil, com o já tradicional RMC Brasil São Paulo, que ocorre nos mesmos fins de semana da Copa São Paulo Granja Viana, a Copa Rotax, realizada em seis etapas, e o Campeonato Brasileiro Rotax, disputado em etapa única.

A Copa Rotax terá seis etapas, sendo a primeira já no dia 9 de fevereiro, a segunda em 16 de março e as demais em 13 de abril, 18 de maio, em 1º de junho e em 29 de junho.

Os campeões das categorias Rotax Max, DD2 e DD2 Masters já carimbam seus passaportes para o RMC Grand Finals. O campeão da Max Masters ganha a inscrição para o Campeonato Brasileiro Rotax. A novidade fica por conta da recompensa que será dada aos campeões das categorias Micro Max, Mini Max e Junior Max, que terão um prêmio surpresa.

Além da Copa Rotax, o Campeonato Brasileiro Rotax, que terá data e local anunciados em breve, também distribuirá vagas para o RMC Grand Finals, que será realizado de 19 a 26 de outubro, em Sarno, na Itália. Os campeões das categorias Micro Max, Mini Max, Junior Max, Rotax Max, Rotax Max Masters, DD2 e DD2 Masters se juntarão aos três campeões da Copa Rotax e formarão o Time Brasil na Itália. Serão dez vagas disputadas no Brasil. Além dessas, os brasileiros podem conquistar suas vagas no Sul-Americano e em outras competições intercontinentais da Rotax.

Para informações sobre o calendário da Rotax no Brasil e também para saber detalhes de como participar do campeonato, a Mach5 Karting disponibiliza o e-mail [email protected] para contato.


Copa Truck

A Copa Truck só dará os primeiros passos da temporada 2019 em março, mas a chamada "dança das cadeiras" vem agitando bastante os bastidores da categoria. Uma das notícias mais impactantes vem da equipe campeã RM Motors: Beto Monteiro e Paulo Salustiano são os novos contratados do time de fábrica da Volkswagen. Felipe Giaffone, campeão de 2017, atual vice-campeão e que correu lá por mais de dez anos, deixou a equipe de Renato Martins.


Treinos

A semana de treinos no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, começou ontem, quando treinaram Julio Conte, Londrina; Everson de Aquino, Curitiba; e Alexandre Correa da Costa Mota Filho, de Paranavaí. Eles já se preparam para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em Cascavel de 15 a 27 de julho.


F-E terá 3ª etapa no Chile

A Fórmula E (carros elétricos) terá a terceira etapa da temporada 2018/2019 neste sábado em Santiago, no Chile. Serão 14 voltas pelo circuito de rua de 2.407 metros. A programação terá início amanhã, com a realização dos treinos livres das 15h às 15h30 (horário de Brasília). No sábado serão realizados mais dois treinos livres, das 8h às 8h45 e das 10h15 às 10h45. O treino classificatório será das 12h às 12h35, ao passo que o Super Pole, que definirá as primeiras colocações do grid, será das 12h45 às 13h05. A corrida tem larga prevista para as 16h04.