Vereadores aprovam terceirizar kartódromo e Autódromo

Por maioria, os vereadores de Cascavel aprovaram ontem a terceirização do Kartódromo Delci Damian e do Autódromo Zilmar Beux. Hoje acontece a segunda votação. Apenas o vereador Policial Madril (PMDB) se posicionou contra a terceira do autódromo, do kartódromo e do Estádio Olímpico; e Pedro Sampaio (PSDB) foi contra a concessão do autódromo. Com relação ao autódromo e ao kartódromo, a concessionária que assumir terá de permitir o uso do espaço para eventos de competições e treinamento organizado por entidades filiadas à federação da modalidade. 


Cascavel de Ouro fica em família

A Cascavel de Ouro ficou em família. A 32ª edição da mais tradicional prova do automobilismo paranaense foi vencida pelo trio cascavelense formado Edgar e Esrael Favarin (pai e filho) e David Muffato, primo da esposa de Edgar.

Com um Volkswagen Gol, o trio Edgar, Israel e David completou as 108 voltas da prova em 3h01m58s864. A dupla Leandro Totti e Lucas Onue, que largaram na pole position com o VW Gol, ficaram com a segunda posição. Gustavo Magnabosco e Eduardo Berlanda (VW Gol) ficaram com o terceiro lugar, após punição de 20 segundos sofrida por Caíto Carvalho e Fabiano Cardoso, que correram com um Hyundai HB20. A dupla ficou com o quarto lugar.

A vitória ampliou para sete o recorde de vitórias de Edgar Favarin na corrida. “Beliscamos no ano passado, mas cravamos a deste ano”, diz, referindo-se à participação correndo com o filho Israel, o mais animado do trio: “É o que de melhor me aconteceu no automobilismo”, falou, enquanto Muffato brincava com o parentesco: “Essa família é rápida”.

Largada com chuva

A largada sob chuva foi com safety car nas quatro primeiras voltas. A chuva parou e a pista foi secando e deixando trilhos. A partir da 45ª volta as equipes começaram a usar pneus de pista seca. A diferença de aderência em vários pontos provocou diversos toques, o mais grave entre os carros de Israel Favarin e Marcel Sedano na Curva da Água. 

O VW Gol de Sedano chocou-se contra a proteção de pneus e foi “devolvido à pista”, sendo atingido em cheio pelo Ford Ka de Ingmar Biberg. Os dois foram atendidos por Ricardo Fiorentin Cavalheiro, do serviço médico do evento, e encaminhados para exames complementares no Hospital São Lucas.

“O Marcel sofreu um corte na perna esquerdo e apresentava agitação, mas estava consciente, falando. Ele nem queria ir ao hospital. É um procedimento preventivo que ele precisa fazer. O Biberg foi ao hospital também por precaução. Ele mesmo fez questão de fazer os exames”, informou o médico. 

A volta mais rápida foi do carro de Leandro Totti e Lucas Onue. Lucas cravou a marca de 1min18s398, com média horária de 140,421 km/h na 98ª das 108 voltas da corrida.

O resultado foi homologado pelos comissários, mas ainda cabe recurso. 

Resultado final da 32ª Cascavel De Ouro/10 primeiros

Pos. Pilotos Estado Carro Tempo

1º) David Muffato/Edgar Favarin/Israel Favarin PR Gol 108 voltas em 3h01min58s864

2º) Lucas Inoue/Leandro Totti PR Gol a 36s479

3º) Gustavo Magnabosco/Eduardo Berlanda SC Gol a 50s628

4º) Caíto Carvalho/Fabiano Cardoso PR/RS a 58s157

5º) Leandro Zandoná/Paulo Pizzoni PR Fiesta a 1m12s421

6º) Wanderson Freitas/Leandro Freitas MG Gol a 1m20s748

7º) Gabriel Corrêa/Daniel Kaefer GO/PR Ford Ka a 1 volta

8º) César Bonilha/Rafael Colombari PR Gol a 1 volta

9º) Gefferson de Lima/Felipe Lobo PR Gol a 2 voltas 

10º) Fausto de Lucca/Juca Lisboa SC/PR Gol a 2 voltas 

Sete vitórias

Edgar Favarin ampliou seu recorde de vitória tornando-se heptacampeão (sete vezes). Ele venceu pela primeira vez em 1983. Depois ganhou em 1990 (em dupla com Clênio Faust), 1991 (com Milton Serralheiro), 1994 (correndo em trio com David Muffato e Gilson Reikdall); 1996 (em dupla com Valmor Emílio Weiss), em 2005 (em dupla com Flávio Poersch) e domingo em trio com o filho Israel e com David Muffato.

Davi Muffato

David Muffato tornou-se tricampeão da prova. As outras vitórias foram em 1994, correndo em trio com Edgar e Gilson Reikdall; e em 2004, em dupla com Rui Chemin, seu primo. David se igualou ao pai Pedro Muffato, que ganhou a Cascavel de Ouro em 1971, 1974 e 1975. 

Israel Favarin

Israel ganhou a Cascavel de Ouro pela primeira vez. 

 

 

O cascavelense Caíto Carvalho e o gaúcho Fabiano Cardoso conquistaram o quarto lugar

 

Os cascavelense Leandro Zandoná e Paulo Pizzoni chegaram em quinto

 

Fotos: Vanderley Soares