Cotidiano

Coluna Bandeirada do dia 11 de outubro de 2018

Rali Baja prossegue em São Manuel

A cidade de São Manuel, no interior paulista, está pronta para sediar o 4ª Rali Serra Azul amanhã e sábado. A prova é válida pela 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rali Baja e contará com a presença de grandes feras da modalidade. Atração à parte, a categoria para UTVs reserva fortes emoções a bordo dos veículos Can-Am Maverick X3. O piloto Rodrigo Varela, líder isolado dos UTVs no certame nacional, vai em busca de mais um triunfo. Ele é o primogênito da conhecida “Família da Poeira”, sendo que o irmão caçula, Bruno Varela, vice-líder do Brasileiro, está confirmado nas disputas.

David Muffato e Rogério Castro estarão na 32ª Cascavel de Ouro

Marcada para 18 de novembro e já apresentando recorde histórico de 72 carros inscritos, a 32ª Cascavel de Ouro confirma a participação de mais dois nomes de atuação no âmbito nacional do automobilismo. O paranaense David Muffato, atualmente disputando o Endurance Brasil, e o goiano Rogério Castro, piloto da Copa Truck, vão disputar a inédita premiação de R$ 150 mil, ambos completando trios com pilotos previamente inscritos.

Muffato, vencedor da Cascavel de Ouro em 1994 e 2004, trabalha com a meta de se igualar a seu pai, Pedro Muffato, que conquistou a prova três vezes na década de 70. Piloto do protótipo AJR da JLM Racing na temporada 2018 do Endurance Brasil, ele correrá em Cascavel como parceiro de Edgar Favarin e seu filho Israel Favarin, atuais vice-campeões da prova. Eles vão revezar o VW Gol número 22.

Castro já esteve no pódio da Cascavel de Ouro em 2015, quando obteve o sétimo lugar ao lado do paulista André Marques com um Ford Ka. Neste ano, o retorno à prova se dará pela Pimba Competições, formando trio com Renato Braga e Leandro Reis, seus conterrâneos que estão inscritos há quatro meses. A equipe avalia a escolha do carro para a prova – as opções são o GM Celta com que liderou em 2017 e o Nissan March que acaba de ser finalizado.

Senna e Negrão disputam o Mundial de Endurance

O Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) desembarca no Japão, de amanhã a domingo para sua quarta etapa da supertemporada 2018-2019. Ao todo, 34 carros alinharão no grid da pista com 4.536 metros de extensão com 16 curvas e posicionada bem no pé do ponto turístico mais famoso do país: o monte Fuji. Bruno Senna, na LMP1, e André Negrão, na LMP2, são os representantes brasileiros entre os 91 pilotos escalados para esta disputa das 6 horas de Fuji.

Na lista de pilotos para mais esta disputa do FIA WEC, estão nomes como Fernando Alonso, que compete pela Toyota, e Jenson Button, da SMP Racing, ambos campeões mundiais de Fórmula 1. Entre as novidades para a prova, está o retorno de Keiko Ihara, que vai acelerar um Ligier JSP217 Gibson da equipe Larbre Competition. Ausente do campeonato desde 2014, a piloto será mais um representante local no grid.

Bruno Senna está de volta ao Mundial de Endurance após a lesão no tornozelo direito no acidente em Silverstone / Divulgação

Moura Brito

No próximo dia 17 será realizada a 13ª edição do Troféu Moura Brito. O evento já é uma tradição e há mais de uma década reúne grandes nomes do esporte como Dado Andrade, Pedro Mufatto, Jauvenal Oms (Peteco), Eloy Biesus (Helisul) e Milton Sperafico, que já foram premiados em edições anteriores. O troféu reconhece os grandes pilotos, preparadores e incentivadores do automobilismo de nosso estado. Ao longo de suas 13 edições pelo menos 39 grandes nomes do esporte foram agraciados com o prêmio. A solenidade acontecerá no Graciosa Country Club, em Curitiba.

Porsche

A categoria de carros de corrida mais produzidos no planeta volta às pistas neste sábado para a disputa da 2ªf etapa da Porsche Império GT3 Cup Endurance Series, em Goiânia. Até o momento, 44 pilotos estão confirmados para a prova no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Mitsubishi

Um desafio a mais irá esquentar o campeonato da Mitsubishi Cup, o rali cross-country de velocidade mais tradicional do Brasil. Entre os dias 19 e 21 deste mês, os pilotos e navegadores vão encarar uma verdadeira maratona, começando na sexta-feira à noite com uma prova noturna em um trecho de 30 quilômetros, e terminando apenas no domingo.