Relatório de trabalho

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar contra o Coronavírus, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, o relatório que descreve todo o trabalho feito pela frente entre os meses de julho de 2020 e agosto deste ano. “Foram 21 sessões, discutimos temas da saúde, de interesse social e econômico. A partir dos temas debatidos foi possível elaborar projetos de leis e compartilhar sugestões com os executivos estaduais e municipais. Atualmente, a frente está discutindo a fase de transição da pandemia e também do pós-covid”, disse Michele.

“Parques Acessíveis”

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, prestou reconhecimento público às pessoas que destinaram parte do imposto de renda para viabilizar o projeto “Parques Acessíveis”. O plano consiste na implantação de brinquedos acessíveis em parques públicos, permitindo assim a integração entre crianças e adolescentes com e sem deficiência. Os recursos arrecadados serão destinados ao Banco de Projetos e atenderão às solicitações dos municípios.

Debandada

A saída do PTB da deputada federal Luísa Canziani (PR) e de seu pai, Alex Canziani, motivou uma debandada de políticos do Paraná do partido comandado por Roberto Jefferson para o PSD. Aproximadamente 50 aliados da família Canziani estão deixando o PTB e rumando para a sigla presidida por Gilberto Kassab. Luísa entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) solicitando a desfiliação do PTB.

Moeda eletrônica

O Brasil deve lançar a versão digital do real até 2024. A estimativa é de Fábio Araújo, assessor econômico do Banco Central que coordena os estudos para a implantação da moeda eletrônica. “Teremos testes iniciais em 2022. Dada a complexidade, esse não é um problema que vai ser resolvido nos próximos meses. O horizonte de dois ou três anos parece um prazo mais adequado para que as condições para a eventual emissão de um Real digital estejam maduras”, afirmou.

 

Dias letivos

A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que suspende a obrigatoriedade de escolas e instituições de ensino superior cumprirem uma quantidade mínima de dias letivos neste ano devido à pandemia de covid-19. Na prática, o projeto retoma o texto da MP aprovada no ano passado, que perdeu a vigência em dezembro. A matéria segue para votação no Senado.

Indústria 4.0

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança o Programa de Mentoria Digital para as empresas. A proposta do programa é de ajudar as empresas a traçarem um caminho rumo à modernização, ajustando-se à indústria 4.0. A iniciativa faz parte da segunda etapa prevista no Programa Brasil Mais, uma iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Economia. As empresas interessadas podem fazer a inscrição pelo site do Brasil Mais e optar pelo eixo melhores práticas produtivas, que é a consultoria realizada pelo SENAI.

Reforma do IR

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou a aprovação do texto-base da reforma do IR (Imposto de Renda). Em mensagem no Twitter, Lira disse que muitos davam o texto como “fadado ao fracasso”. Agora, o presidente da Câmara se reúne hoje com líderes da Casa para definir a votação dos destaques. “A política é feita por gestos, palavras, conversas e, principalmente, respeito aos acordos firmados”, disse Lira.