Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Nasa, horário de verão e energia

Coluna ADI pelo Paraná: Nasa, horário de verão e energia

Foto: Gilson Abreu/AEN

Saldo positivo

O Paraná fechou os primeiros cinco meses do ano com o melhor saldo na geração de empregos desde 2011, além do segundo melhor resultado para maio no mesmo período. Entre janeiro e maio de 2021, foram criadas 103.432 vagas com carteira assinada no Estado. Além dos melhores cinco meses, o Paraná já tinha conquistado o melhor resultado histórico no primeiro trimestre e no primeiro quadrimestre do ano.

 

Melhor tempo

A Jucepar (Junta Comercial do Paraná) obteve o melhor tempo no País para a abertura de empresas no mês de junho. Para a abertura de empresas em junho deste ano, os 5.467 empresários que protocolaram seus pedidos levaram em média 1 dia e 10 horas para concluir o processo. “A Jucepar é hoje modelo no Brasil no registro mercantil. Essa conquista só foi possível com a ajuda da tecnologia da informação e pelo trabalho de todos os nossos colaboradores e parceiros a quem agradeço imensamente”, diz o presidente Marcos Rigoni.

 

Nasa

A professora Marcella Scoczynski, do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR, foi selecionada em programa da Nasa (National Aeronautics and Space Administration). A professora Marcella Scoczynski foi selecionada para atuar no projeto de pesquisa que estuda a origem dos ventos solares e seu impacto na Terra. “É um orgulho muito grande poder representar o meu país em um projeto tão desafiador e compartilhar o meu conhecimento com pessoas incríveis”, encerra Marcella.

 

Ampla defesa

O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas-PR), divulgou um vídeo domingo (4) criticando a CPI da Covid do Senado. Ele pede ao STF para garantir a data marcada para seu depoimento na comissão para se defender das acusações.

 

Ampla defesa II

“Fui convidado para estar lá dia 8 de julho, aceitei o convite e foi desmarcada a minha fala sem nenhuma justificativa. A CPI não pode sequestrar a minha honra e de qualquer um que seja. Peço ao Supremo Tribunal Federal que garanta que eu possa defender a minha honra e dizer que não tenho nada a ver com Covaxin e ajo em interesse do Brasil. Peço aos senadores que aceitem a oportunidade de me defender”, disse Ricardo Barros.

 

Horário de verão

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC) encampou a luta pela volta do horário de verão, encerrado em 2019, no primeiro ano da atual gestão. Na época, o parlamentar se colocou contrário à medida. “Não faz o menor sentido trocar a luz do sol do fim do dia, quando se tem liberdade, para o início da manhã, quando se tem apenas obrigações”, disse Paulo Martins.

 

Energia

As PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e as CGHs (Centrais Geradoras Hidráulicas) vêm ganhando espaço no sistema elétrico nacional. Elas respondem por apenas 3,5% da matriz energética brasileira. Um sistema de baixo custo de instalação e menor impacto ambiental ainda subutilizado, no entanto, isso pode mudar, principalmente no Paraná que é um dos estados com maior potencial nessa área. A expectativa é que este mercado cresça em ritmo acelerado.

 

****Média móvel

Com média móvel de casos de 49.887,1, o Brasil apresentou a menor taxa desde 24 de fevereiro, quando o número era de 49.338. O índice de domingo é 32,21% menor que o registrado duas semanas antes, o que indica que, após intenso período com frequentes altas no primeiro semestre, o quadro epidemiológico do País começa a mostrar melhoras. O Brasil também apresenta, há uma semana, cenário de queda no número de vítimas fatais da pandemia.