ADI - PELO PARANÁ

Coluna ADI pelo Paraná: É fantástico, PIX

11 de maio de 2022 às 08:04
Publicidade

Conselhos de gestão

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) encaminhou ofícios para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e para a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, sugerindo a criação de conselhos de gestão para cada lote de concessão de rodovias. Romanelli propõe que os conselhos sejam formados por representantes dos governos federal e estadual, e de entidades representativas dos usuários.

 

Concessão transparente

No documento, o deputado explica que “a participação dos Estados e entidades representativas em todas as etapas pré-contratuais e contratuais gera maior segurança e garante a transparência necessária das concessões”, pontua o deputado. Romanelli também rememora que a criação dos conselhos foi debatida pelos paranaenses nas audiências públicas da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.

 

Superintendência de inovação

A Superintendência Geral de Inovação do governo do Paraná, vinculada à Casa Civil, tem novo titular. O professor André Telles, que é especialista em governos inteligentes e inovação, acaba de assumir o cargo em substituição a Marcelo Rangel, ex-prefeito de Ponta Grossa. Telles comandou a assessoria especial de gestão inteligente e inovação da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado (Sejuf) e foi assessor de inovação na Companhia de Tecnologia, Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

 

PIX

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL) apresentou um projeto de lei que pretende punir de forma mais severa os bandidos que se utilizam do PIX. Com o crescimento do serviço, aumentam também os golpes utilizando essa forma de pagamento rápida. O projeto prevê também pena mais severa para o crime de estelionato praticado por meio de serviço de mensagens instantâneas, como o Whatsapp. A pena máxima, de 4 a 10 anos, passaria a ser de 8 a 12 anos de reclusão.

 

É fantástico

O sobrevoo do atleta Fernandes Fernandes sobre as Cataratas do Iguaçu foi assistido por 1,5 milhão de domicílios na grande São Paulo. Os números são do Fantástico de domingo, 8, que exibiu a aventura. O programa teve a maior audiência da Globo no domingo com 20,1 pontos. Cada ponto equivale a 74.666 domicílios. Os números são da Kantar Ibope Media.

 

Postos de trabalho

As micro e pequenas empresas (MPE) expandiram, no último mês de março, a sua participação proporcional na geração de novos postos de trabalho no País. O segmento, que tem sido o maior responsável pela criação de empregos ao longo dos últimos anos (em especial no período da pandemia), abriu nada menos que 88,9% de todas as vagas no terceiro mês de 2022. No Paraná, os números são ainda melhores: os pequenos negócios fizeram 8.768 contratações, 97,2% do total, em março passado.

 

Pré-campanha suspensa

Após ser diagnosticado com Covid-19, Ciro Gomes (PDT) suspendeu as atividades da pré-campanha à Presidência. “Os sintomas estão leves e, se Deus quiser, em breve estarei recuperado”, afirmou Ciro nas redes sociais. No sábado, Ciro esteve em Curitiba para agendas políticas. Isolado, ele participará de uma live nesta terça de casa.

 

Na cola!

Projeto de lei apresentado pelo deputado federal Sargento Fahur (PSD) garante o acesso da autoridade policial, federal ou estadual e do Ministério Público aos dados sobre o monitoramento eletrônico de acusados ou condenados (tornozeleira eletrônica), independentemente de ordem judicial. “A tornozeleira oferece um banco de dados importante de localização em tempo real e trajetos realizados pelo usuário, essas informações podem contribuir positivamente para a segurança da população”, afirma.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE